Pressao arterial x exercicio fisico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1533 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FISIOLOGIA HUMANA

Pressão arterial x exercício físico

INTRODUÇÃO

A pressão arterial é a pressão provocada na parede das artérias pela passagem do sangue. A manutenção desta pressão é essencial para a vida, pois ela é indicativa de que o sangue está com força para sair do coração e alcançar todos os demais órgãos. A medida da pressão arterial é considerada um dos sinais vitais.<www.infoescola.com/anatomia-humana/pressao-arterial>. Acesso em: 18 de out. de 2012.
A pressão sanguínea é quase sempre medida em milímetros de mercúrio (mmHg) porque o manômetro de mercúrio tem sido usado desde a antiguidade como referência padrão para a medida da pressão. Quando dizemos que a pressão em um vaso é de 50 mmHg, isso significa que a força exercida é suficiente para impulsionar acoluna de mercúrio até a altura de 50mm contra a gravidade. (GAYTON; HALL, 2006, p.166)
A cada batimento cardíaco é bombeado através da artéria aorta um pulso de sangue. Quando este pulso passa pela artéria gera uma pressão máxima, chamada de pressão sistólica (a popular “máxima”, quando se refere à medida de pressão arterial). Após a passagem do pulso, resta dentro do vaso uma quantidadeconsiderável de sangue, que exerce ainda uma pressão, porém menor. A esta pressão chamamos de pressão diastólica (a popular “mínima”). <www.infoescola.com/anatomia-humana/pressao-arterial>. Acesso em: 18 de out. de 2012.
O débito cardíaco é a quantidade de sangue bombeado para a aorta, a cada minuto, pelo coração. Também é a quantidade sangue que flui pela circulação. O débito cardíaco é, talvez, ofator mais importante que temos de considerar em relação à circulação. O débito cardíaco varia, de forma acentuada, com o nível de atividade do corpo. Os seguintes fatores, entre outros, afetam diretamente o débito cardíaco: (1) o nível básico do metabolismo corporal, (2) se a pessoa está se exercitando, (3) a idade da pessoa e (4) as dimensões do corpo. Para homens saudáveis e jovens, o débitocardíaco em repouso fica em torno de 5,6 L/min. Para mulheres, esse valores é de cerca de 4;9 L/min. Quando também é considerado o fator idade – pois, com o avanço da idade, a atividade corporal diminui -, o débito cardíaco médio para o adulto em repouso, em números inteiros, é declarado, muitas vezes, como sendo quase exatamente 5 L/min. (GAYTON; HALL, 2006, p. 232)
O índice de massa corporal,conhecido como IMC, é uma técnica utilizada para verificar o estado nutricional e observar se a pessoa está dentro dos padrões de normalidade com relação ao seu peso e estatura. Está técnica é medida por meio da fórmula: IMC= PESO (KG)/ (ALTURA(m))². Neste cálculo leva-se em conta o peso e a altura do indivíduo, dividindo o peso pela altura elevada ao quadrado. Este cálculo é uma forma simples e degrande importância para detectar se a pessoa apresenta um grau de desnutrição, se está no padrão de normalidade, sobrepeso, obesidade ou obesidade mórbida. <www.infoescola.com/nutrição/indice-de-massa-corporal-imc>. Acesso em: 18 de out. de 2012
Diversos estudos sugerem que a circunferência abdominal e a relação numérica entre ela e a do quadril permitem prever o risco de adoecer, de formamais precisa do que o peso ou o índice de massa corpórea (IMC = peso/ altura x altura). As recomendações atuais são as de que a circunferência abdominal não ultrapasse 102 cm nos homens ou 88 cm nas mulheres. Já a relação circunferência abdominal/circunferência do quadril não deve ser maior do que 1,0 nos homens e 0,85 nas mulheres. A gordura não é simples depósito de energia para ser mobilizado emépocas de vacas magras; o tecido adiposo é metabolicamente ativo, particularmente aquele depositado entre as vísceras. Ele secreta mediadores inflamatórios potencialmente ligados ao desenvolvimento de doenças crônicas. <www.drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/obesidade/cinturas-avantajadas>. Acesso em: 18 de out. de 2012

METODOLOGIA

Utilizamos material biológico 10 (dez)...
tracking img