Programa de exercícios físicos para hipertensos na ubs da vila nasser

1931 palavras 8 páginas
PROGRAMA DE EXERCICIO FÍSICO PARA HIPERTENSOS NA UBS VILA NASSER

INTRODUÇÃO

Atualmente a hipertensão é uma doença que vem tendo um aumento considerável. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) "é uma doença caracterizada por uma elevação crônica da pressão arterial sistólica e/ou pressão arterial diastólica". Embora predominantemente seja uma doença que desencadeia na fase adulta, muitos jovens e crianças vem apresentando esta patologia devido aos hábitos de vida.
Costa (2004) Afirma que a hipertensão arterial é de natureza multifatorial porque pode ser causada por vários fatores, entre os quais se destacam o estilo de vida (sedentarismo), a obesidade, fatores hereditários, fatores de stress e hábitos alimentares. Afirma-se também que geralmente ela é assintomática porque a grande maioria das pessoas não apresenta sintomas que possam identificá-la, sendo, portanto, uma doença dita como "silenciosa". Por último, afirma-se também que ela é uma doença degenerativa em virtude do fato de provocar o comprometimento na irrigação dos tecidos, ocasionando danos principalmente ao coração, cérebro e rins (órgãos alvo).
A doença possui dois métodos de tratamento sendo um medicamentoso e o outro não-medicamentoso, sendo assim este projeto irá mostrar como o profissional de educação física atua no tratamento não-medicamentoso da doença. Um programa de exercício físico irá contribuir na diminuição e até mesmo na eliminação do uso de medicamentos podendo controlar a pressão arterial apenas com a prática do exercício físico.
Levando em consideração a qualidade de vida dos usuários da UBS Vila Nasser o programa de exercício físico para hipertensos tem por justificativa promover uma melhora da qualidade de vida dos freqüentadores da UBS, tendo como principio a participação efetiva dos usuários e ainda troca de informações adquiridas por palestras, conscientização do auto-cuidado em relação à alimentação e a importância de ter uma prática ativa de exercício físico.

Relacionados

  • AcaoeducativanaAtencaoBasicaaSaudedepessoascomdiabetesmellitusehipertensaoarterial Tese 1
    71924 palavras | 288 páginas
  • Resumo PEP 07 09
    431830 palavras | 1728 páginas