Presidentes do brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4395 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FAROL - FACULDADE DE ROLIM DE MOURA
ADMINISTRAÇÃO VII
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA






JULIO CESAR DE OLIVEIRA











PRESIDENTES DO BRASIL
























Rolim de Moura/Ro
2013

1º Presidente do Brasil – 1889 à 1891

Marechal Deodoro da Fonseca, foi militar e político brasileiro,proclamador da República e primeiro presidente do Brasil, instituiu a Nacional Constituinte de 1890.

2º Presidente do Brasil – 1891 à 1894

Marechal Floriano Peixoto, foi militar e político brasileiro, primeiro vice presidente e segundo presidente do Brasil; conhecido como "marechal de ferro" por sua atuação enérgica e ditatorial. Debelou várias rebeliões ocorridas no Brasil nos primeiros anos daRepública (Revolta Armada e Revolta Federalista). Seu governo foi inconstitucional pois era vice e ficou como presidente sem eleições.

3º Presidente do Brasil – 1894 à 1898

Prudente de Moraes, foi o primeiro governador do Estado de São Paulo, senador e terceiro presidente. Representava a ascensão da oligarquia cafeeira e dos civis ao poder. Antes de ser republicano e ingressar no PRP ele tinhasido monarquista e liberal. Foi ele quem presidiu a Assembléia Nacional Constituinte em 1890-91quando disputou as eleições com Deodoro e perdeu. Enfrentou o fim da Revolta Federalista e várias disputas entre facções políticas. Restabeleceu relações com Portugal e assinou um tratado de amizade e comércio com o Japão. Enfrentou ainda a Guerra dos Canudos. Tentaram matá-lo e isso fez com que eledecretasse estado de sítio. A Crise do Encilhamento foi seu pior problema, de forma que ele negociou o Funding Loan que seria aplicado no governo seguinte.

4º Presidente do Brasil – 1898 à 1902

Campos Sales, foi um dos criadores do PRP (1873). Foi senador antes de se tornar governador de SP. Eleito presidente em 1898, desenvolveu a política dos governadores, que era a política do respeito dogoverno federal às decisões políticas de cada estado, desde que estes cuidassem para se eleger bancadas no congresso fiéis ao presidente. Pôs em prática o funding loan . Sem a pressão pelo pagamento da dívida externa, combateu a inflação e os déficits orçamentários, além de valorizar a moeda.

5º Presidente do Brasil – 1902 à 1906

Rodrigo Alves, foi político brasileiro, conselheiro do Império,governador do estado de SP, ministro da fazenda e quinto presidente do Brasil. Foi responsável pela obrigatoriedade da vacinação, que gerou a Revolta da Vacina. Em seu governo ocorreu ainda a revolta da Escola Militar e o Convênio de Taubaté, primeira política de valorização do café. Viveu nos áureos tempos da borracha e comprou o Acre da Bolívia.

6º Presidente do Brasil – 1906 à 1909

AfonsoPena, foi político brasileiro e presidente do Brasil até 1909, ano de seu falecimento. Foi conselheiro do Império do Brasil. Foi o primeiro governador de MG eleito pelo voto direto (1892-94). Foi ele quem decidiu a transferência da capital para Belo Horizonte. Foi presidente dentro da lógica da política do café-com-leite. Foi o primeiro a fazer a compra pelo governo federal do café, políticapraticada em MG, SP e RJ. Foi um dos grandes incentivadores da imigração. Seu lema era "governar é povoar". Também favoreceu muito a ampliação das redes ferroviárias. Morreu em meio ao mandato e Nilo Peçanha, seu vice, assumiu.

7º Presidente do Brasil – 1909 à 1910

Nilo Peçanha, foi o único mulato presidente do Brasil. Assumiu após a morte de Afonso Pena. Fez parte da Assembléia Constituinte de1890. Quando assumiu a presidência, esteve em meio à confusão da campanha civilista.

8º Presidente do Brasil – 1910 à 1914

Hermes da Fonseca, foi militar e político brasileiro. Sobrinho de Deodoro da Fonseca. Foi repressor da Revolta da Vacina. Foi ainda Ministro da Guerra no governo de Campos Sales. Disputou a presidência com um dos cabeças da campanha civilista, Rui Barbosa, e venceu o...
tracking img