Presidencialismo nos eua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Presidencialismo nos Estados Unidos

Histórico:

Foi uma criação americana do séc. XVIII, tendo como ideia uma forma de governo, que consagrasse a soberania da vontadepopular e adotasse ao mesmo tempo um mecanismo de governo baseado na divisão dos poderes (Executivo Legislativo e Judiciário). Utilizaram as ideias contidas na obra de Montesquieu,relativas à liberdade, à igualdade e à soberania popular, divergindo apenas no que se refere ao poder executivo, uma vez que Montesquieu diz que esse deveria permanecer nas mãos dorei.

Como funciona o processo de eleição?

O presidente não é eleito por voto popular, mas sim por um colégio eleitoral. As eleições ocorrem da seguinte forma: Os partidos(republicano e democrata) lançam pessoas indicadas para compor o colégio eleitoral (delegados), estes passam por um processo de eleição definida pelo voto popular, os vencedores irãocompor o colégio eleitoral e em seguidas escolheram o presidente da republica. O que importa não é o número de votos totais conseguidos pelo candidato, e sim o tamanho e o númerode estados em que ele venceu (a distribuição dos votos é feita de acordo com o número de deputados e senadores que cada estado possui).

Como funciona o sistema:

Na prática,funciona assim: O Presidente tanto é chefe de estado como chefe do governo, esse se apoia num conjunto de auxiliares “conselheiros” que formam o gabinete da presidência, o chefedo executivo é responsável pela administração do país e a sua representação no exterior. O legislativo representado pelos Deputados e Senadores “fazem” leis e tem a função dechancelar ou não a agenda de politicas públicas, orçamento anual de despesas, propostas pelo Executivo. O mandato presidencial é de quatro anos podendo ou não ser candidato à reeleição.
tracking img