Preservar e recuperar o meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1676 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Secundária da Baixa da Banheira
Maio 2012

-------------------------------------------------
Preservar e recuperar o meio ambiente

Curso: Ciências e Tecnologias Disciplina: Biologia 12º ano

Bruna Vasques Nº3
Suaila Monteiro Nº16

Índice

.
* Introdução1
* Poluição e degradação dos recursos 2
a) Contaminantes dos subsistemas terrestres e tratamento de resíduos
* Alterações da qualidade da água 5
* Parâmetros da qualidade das águas7
* Conclusão 9
* Bibliografia 10

Introdução

O ser humano tem necessidades básicas que procura satisfazer, recorrendo a uma enorme diversidade de recursos de que oplaneta dispõe.
A interferência humana sobre o meio ambiente é muito intensa, por isso é importante que haja um equilíbrio entre o ser humano e o ambiente.
É necessário ter a consciência dos limites para que possa haver a preservação do meio e responsabilidade na protecção e recuperação do ambiente.
Actualmente o crescimento demográfico tem ocorrido de forma desordenada, sem planeamento e comelevados custos de degradação ambiental e isso compromete a qualidade dos vários subsistemas terrestres e a qualidade da vida humana.
Tendo em conta o crescimento demográfico , muitos dos países não adoptam soluções que promovam um desenvolvimento sustentável, isto é, um desenvolvimento controlado que vá ao encontro das necessidades das pessoas no presente sem prejudicar as gerações futuras.
Senão houver então um controlo acontecerá uma inevitável degradação dos ecossistemas.

Poluicão e degradação dos recursos

Os ecossistemas podem sofrer alterações por diversos factores, tais como,mudanças nas condições atmosféricas,catástrofes naturais e ainda, outros que são ocasionadas pelas acções humanas no meio ambiente que são designadas por impactes ambientais (Fig.1).
Fig. 1- Impactesambientais.

Contaminantes dos subsistemas terrestres e tratamento de resíduos

A poluição e a contaminação são dois exemplos de impactes ambientais negativos que o homem apresenta ao ecossistema.
A contaminação dá-se devido à introdução de microrganismos, substâncias químicas e/ou resíduos no meio ambiente em elevadas concentrações, acima dos valores normais definidos para uma dada área ecujos efeitos são suficientes para desiquilibrar as caracteristicas desse meio, por exemplo podem prejudicar os seres vivos que habitam nessa zona. A contaminação pode ser de origem natural ou antrópica, sendo então a contaminação o primeiro passo para a poluição.

Fig. 2- Fontes poluidoras do meio ambiente. alimentares.

A poluição ocorre quando o Homem introduz, de forma directa ouindirecta,substâncias ou energia no meio ambiente, podendo provocar efeitos negativos no ambiente ou na saúde dos seres vivos. Os agentes causadores de poluição são os poluentes, onde as fontes poluidoras podem ser classificadas como fontes tópicas e como fontes difusas. As fontes tópicas podem ser identificadas e controladas mais facilmente (Fig.2).

A concentração dos resíduos é um factor determinantepara a toxicidade dos mesmos. Assim, grande parte dos resíduos não apresenta efeitos secundários graves quando a sua concentração é baixa. Apesar de não apresentarem consequências graves para o ambiente, podem acumular-se nos tecídos e orgãos dos seres vivos e atingir nesses organismos concentrações muito elevadas, ocorrendo então um processo designado por bioacumulação.
Fig. 3- O efeito da...
tracking img