Estudo dirigido i

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2346 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de Farmácia Noturno2012-2
Disciplina: Bioquímica II
Estudo Dirigido I
Professores: Carla Polycarpo e Suellen Almeida
Aluno(a): Sarah Maria Mendes Vieira de Andrade Nota:________

1)Considerando a segunda lei da termodinâmica, analise um sistema biológico compreendido por um ovo em uma incubadora. Note que o ovo é o sistema, aincubadora o ambiente e o ovo e a incubadora o universo. A gema e a clara possuem nutrientes que ajudaram o embrião a crescer e se desenvolver. Neste processo irreversível, como se encontra a variação da entropia?

Neste caso, a incubadora irá transferir calor para o ovo, ou seja, o ambiente estará dando calor para o sistema em busca de um equilíbrio. Assim a entropia do meio irá diminuir.2) O gráfico abaixo representa a atividade da H+-ATPase (uma enzima que transporta íons H+ do citoplasma para o meio extracelular) em duas cepas diferentes de Streptococcus submetidas a diferentes concentrações de Fluoreto.

Legenda: Símbolos representam: ○-Sem adição de Fluoreto; ●-1mM Fluoreto; ○-2.5mM fluoreto; ○-5mM Fluoreto; □-10mM Fluoreto; ■- 20mM Fluoreto.

Baseado nesses resultados,Responda:

a) Em que local da célula deve estar localizada essa ATPase? Qual a possivel função dessa enzima?

Essa ATPase deve estar localizada na membrana plasmática da célula.
Em condições de elevado pH (baixa concentração de íons H+ ), a atividade enzimática das bactérias é inibida. O pH interno das bactérias é diferente do pH externo, sendo que, internamente, seu valor oscila em tornoda neutralidade. A partir disso uma possível função para essa ATPase é, através do transporte de íons H+ do citoplasma para o meio extracelular, fazer um gradiente eletromotriz e manter o pH adequado para o funcionamento da bactéria.

b) Qual das duas cepas possui a atividade hidrólitica maior? Sabendo que estas bacterias da flora oral fazem fermentação, qual seria a vantagem desta atividademais alta? E a desvantagem?

A segunda cepa.
Estas bactérias promovem a solubilização da matéria orgânica, ou seja, a quebra dos polímeros transformando-os em compostos menores. Das proteínas obtêm-se os aminoácidos, dos carboidratos complexos os monômeros de açúcar e a partir das gorduras os ácidos graxos de cadeia longa. Essas reações ocorrem em função da liberação, pelos microrganismos, deenzimas como amilase, celulase, protease e lipase e suas velocidades dependem da superfície específica de contato do substrato com as enzimas. Em seqüência à fase de hidrólise, estas bactérias atuam na fermentação dos produtos obtidos, com a formação de compostos orgânicos de moléculas menores, tais como os ácidos fórmico, acético, propiônico, butírico, valérico, láctico, etanol, amônia e gasesCO2 e H2. Dessa forma a vantagem é que com uma atividade hidrolítica alta, a fermentação dos produtos obtidos ocorre mais fácil e rapidamente. E a desvantagem é que a fase hidrolítica é a fase limitante da velocidade do processo global quando o resíduo é constituído predominantemente de matéria orgânica não dissolvida, como celulose, proteínas e gorduras.

c) Qual o efeito do fluoreto nasdiferentes cepas? Qual delas é mais sensível ao fluoreto?

O fluoreto de acordo com a sua dosagem diminui a atividade enzimática da H+-ATPase, quanto maior a dosagem, menor a atividade enzimática. Entretanto a segunda cepa parece ser mais sensível ao fluoreto, uma vez que a sua atividade enzimática diminuiu mais com as mesmas dosagens da cepa 1.

d) Qual a concentração de fluoreto que deve serutilizada para combater o crescimento bacteriano da flora oral?

20mM.

3) Além do efeito direto na H+-ATPase de bactérias, o fluoreto também possui um efeito inibidor na via glicolítica. Após o tratamento de determinadas cepas de bactérias com 2.5mM de NaF (fluoreto de sódio), foi observado um acúmulo de 2-fosfoglicerato e a seguir um acúmulo de 3-fosofoglicerato, além disso os níveis de...
tracking img