Preparação do composto [cr{oc(nh2)2}6]cl.3h2o [cloreto de hexauréiacromo(iii) trihidratado]

730 palavras 3 páginas
Universidade de Brasília – Instituto de Química

Laboratório de Química Inorgânica

Professor: Sebastião de Souza Lemos
Talitha Pumar Antunes - 10/0040551

Preparação do composto
[Cr{OC(NH2)2}6]Cl.3H2O
[cloreto de hexauréiacromo(III) trihidratado]

Introdução
O elemento químico Cromo (símbolo Cr), número atômico 24, de massa 1,9961 g/mol e configuração no estado fundamental d5s1, é duro e apresenta ponto de fusão alto e baixa volatilidade. O cromo é inerte a baixas temperaturas por ser revestido por uma camada superficial de óxido. Os seus estados de oxidação mais comum são: (II) que é redutor, (III) o mais estável e importante, e (VI) que é fortemente oxidante.
O Cr3+ possui configuração d3 e essa configuração faz com que ele seja muito estável tanto no estado solido quanto em solução. O cromo no estado de oxidação III tem normalmente Número de Coordenação 6 e arranjo octaédrico. Como a configuração eletrônica do íon Cr(+III) é d3, no estado fundamental os elétrons ocupam os orbitais t2g, tendo a configuração (t2g)3.
A uréia é um composto muito solúvel e de ação rápida, é também facilmente lixiviada pela água. Segundo W. N. de Lima [2], ela pode se coordenar com íons metálicos através dos átomos de nitrogênio ou oxigênio. Nos compostos de Pt(II) e Pd (II) a ureia se coordena no Nitrogênio, enquanto que Cr (III), Fe (III), Zn(II) e Cu (II) se coordenam através do oxigênio.

Procedimento
Dissolveu-se em um béquer 0,27 g de cloreto de cromo trihidratado [CrCl2(H2O)4]Cl.3H2O e 0,4 g de uréia no volume mínimo de água. Acrescentou-se 5 gotas de ácido clorídrico à solução e colocou-se a solução para evaporar na capela em banho-maria, até a formação de uma crosta cristalina na superfície do béquer. Dissolveu-se a massa cristalina no volume mínimo de água a 50 – 60ºC e filtrou-se a solução rapidamente. Ao esfriar o filtrado, uma semana depois, evaporou-se um pouco mais de solvente, pois o complexo mostrou-se altamente solúvel em água, e mais uma

Relacionados