Preconceito racial na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (808 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Um dos conceitos fundamentais da escola é construir uma sociedade justa e solidaria baseada nos princípios de igualdade,conforme está escrito na constituição brasileira.
Sabendo-se queo preconceito é um problema que existe na escola tanto questões ligadas com o corpo, gênero, raça, pessoas com necessidades educacionais especiais. Na possibilidade de organizar um trabalhoeducativo, nortearemos nosso plano de ação, conduzindo os alunos a busca pela justiça, pela igualdade, da solidariedade e respeito ao bem comum.
E com relação ao corpo docente, vamos buscar forma deenfrentar os problemas através de ações pedagógicos e palestras educativas constantes com profissionais especializados no assunto.



















DESENVOLIVIMENTO - JUSTIFICATIVAA escola é um lugar de muita diversidade, esta variação cultural, social, racial e até mesmo genética é um caldeiro de oportunidades para o surgimentoods conflitos. Ao mesmo tempo em que a escolase insere num contexto histórico de condições propícios para a representão de conflitos, ela é também lugar da produção de uma cultura de paz e reconstrução dos valores humanos, bem como afirmaBEHRENS(2006).
A educação tem papel relevante nesse movimento de reconstrução, pois precisa propiciar meios para soterrar o paradigma conservador vigente e com ele o processo de injustiça, a visãoindividualista e competitiva, a violencia e o desrespeito aos direitos humanos (2006,p.16).
A pluraridade racial é uma característica da sociedade brasileira, o racismo pode ser considerado uma forma debullying, uma vez que deprecia a pessoa pela sua aparência e principalmente pela sua cor, atribuída pela hierarquização do branco sobre o negro. O racista se manifesta quando o seu apelo pejorativo produza discriminação ao negro através dês seua traços genéticos.
Há também, uma não aceitação do negro ao seu fenótipo, na tentativa de camuflar a propia aparência, no sentido de seperar ser mais...
tracking img