Sociedade internacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (874 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Amapá
Relações Internacionais
Introdução às Relações Internacionais

Sociedade Internacional

Lourival Augusto Dias Neto
Turma 2012
Macapá, 1º de outubro de 2012.As Relações Internacionais têm com objeto de estudo a Sociedade Internacional, seus atores e as relações que ocorrem entre eles. Na sociedade podemos percebem a existência de diversos AtoresInternacionais, dentre esses, o Estado é aquele que ainda detém uma maior importância mesmo com o aparecimento de diversos outros atores nas últimas décadas.
É importante também distinguirmos a SociedadeInternacional da Comunidade Internacional, debate que surgiu a partir da década de quarenta. Entre as principais diferenças podemos citar: a) a comunidade consiste numa unidade orgânica, enquanto que asociedade aproxima-se de uma unidade artificial; b) na comunidade o individuo tem papel importante, ele pertence. Enquanto que na sociedade, ele participa; c) na comunidade, os valores éticos e comunsprevalecem, diferentemente da sociedade onde a legislação e a regulamentação regem.
A pluralidade e a heterogeneidade de atores internacionais que configuram a sociedade internacional – somada aoclássico ator internacional, o Estado –, e os conflitos de interesses e ações geradas daí, formam uma das mais importantes características da atual sociedade.
Outra característica da SociedadeInternacional é a presença da anarquia-ordem nas relações entre os Estados e os outros atores, causada pela ausência de um órgão supranacional e global. Apesar dessa anarquia internacional o sistema internacionalnão é desordenado. Nesse cenário as grandes potências introduzem uma ordem mundial, definindo os rumos do sistema visando às melhorias para as suas relações.
É importante frisar e diferenciar asgrandes potências, as superpotências e as médias potências, atores importantes nas elações internacionais. As grandes potências caracterizam se por se impor na estrutura internacional, nos mais...
tracking img