Preconceito escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O preconceito esta em todos os lugares da sociedade e na escola não é diferente.
Porem considero que o preconceito no âmbito escolar contêm um sério agravante, pois é na escolaque a criança aprende a dar os primeiros passos sem a presença materna ou paterna.
Na escola a criança esta apreendendo a conviver em sociedade e a conhecer o mundo.
O preconceitono cotidiano da escola não só com relação à raça, cor, deficiências e etc, podem ganhar proporções que se não forem acompanhadas e sanadas pela direção, professores e demaisfuncionários, podem resultar em traumas, conflitos e acarretar em serias outras consequências, que podem atingir não só as vitimas do preconceito como aos que estão criando este sentimentoabsurdo dentro de si.
A diversas maneiras e formas de se minimizar o preconceito na escola, porem considero que o trabalho educativo na forma de palestras e demonstrações praticase reais de casos de bulling e preconceito em suas mais diversas formas, possam ser eficiente ou ao menos ajudar a contribuir na conscientização dos alunos.
Em um exemplo praticovivido o educador levou algumas histórias que falavam da diversidade e beleza de cada criança. E começou a citar como seria se todos fossem idênticos uns aos outros. Se toda criançafosse (moreno com cabelos pretos, olhos castanhos, magros e altos).
O educador disse “imaginem se todos fossem assim como seria o mundo”?
Então um das crianças respondeu – Chatoprofessor, por que não saberíamos quem é diferente e quais são os defeitos e qualidades.
Este exemplo serviu para demonstrar aos alunos que a diferença entre os seres e a simplesidéia de que ninguém é igual ao outro, torna o mundo tão bonito e único.
E que lidar e respeitar as diferenças existentes em cada um é um ato de respeito e cidadania ao próximo.
tracking img