Resumo capitulo 4 livro empreendedorismo: transformando idéias em negócios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo


Na segunda metade da década de 1990, houve uma explosão de empresas pontocom na internet, diversos jovens empreendedores criavam sites e após o sucesso destes, vendiam umaparticipação do negócio a capitalistas de risco. Mas entre os anos de 2000 e 2002, a valorização excessiva de empresas pontocom no mercado norte americano e, consequentemente, nos demais mercados mundiaismostrou-se insustentável e a bolha estourou. Muitas empresas baseadas na internet começaram a falir.
Os oportunistas erroneamente denominados empreendedores, enfrentavam desafios verdadeiros e nãoconseguiram manter seus negócios, pois faltou-lhes criar negócios viáveis, planejados, consistentes e com crescimento adequado. A maioria percebeu que custos, receitas e lucros ainda continuam sendo asprincipais métricas de um negócio, on-line ou tradicional. O surgimento de inúmeros modelos de negócios tornou-se inevitável, porém os modelos mais observados na internet e que tem se consolidado nosúltimos anos são:
1. Intermediação de negócios: Este modelo objetiva aproximar compradores de vendedores.
2. Comercialização de propaganda: As mensagens de propagandas são inseridasdentro do conteúdo e dos serviços, geralmente no formato de banners, pop-ups, anúncios em palavras-chave.
3. Mercado virtual: Baseia-se na construção de revendas ou de empresas de varejo naweb, que vendem produtos ou serviços.
4. Empresarial: São empresas existentes no mundo real que passam a expor e comercializar seus produtos na web.
5. Comunidades: Sites queproporcionam um ponto de encontro entre pessoas com interesses comuns e acabam possibilitando a realização de negócios para e pelos membros da comunidade.
No Brasil houve um caso de empresa queconseguiu abrir o capital na Bovespa (Bolsa de Valores do Estado de São Paulo) - o ecossistema de empresas IdéiasNet. Foi a primeira empresa a desbravar a tão desejada abertura de capital e se tronou um...
tracking img