Pre projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2096 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Pré-Projeto apresentado à disciplina Metodologia da Pesquisa Ciêntífica, do Curso Licenciatura Plena em Química.

Rozilene Márcia da Cunha
Vanessa Gallo



Tucumã - PA
2010

Rozilene Márcia da Cunha
Vanessa Gallo




A Docência em química esua relação com o cotidiano

Pré-Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Licenciatura Plena em Química, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFPA, como requisito de elaboração para o Trabalho Acadêmico de Conclusão – TAC, e avaliação da disciplina Metodologia da Pesquisa Ciêntífica, sob a orientação da Professora Mrs. Myrle do Socorro Monteiro Santa Brígida.Tucumã - PA
2010
1. APRESENTAÇÃO

O ato de ensinar é de imensa responsabilidade, e ensinar química não é simplesmente derramar conhecimentos sobre os alunos e esperar que eles, num passe de mágica, dominem a matéria.
Sabemos que os alunos, de uma maneira geral, demonstram dificuldades em aprender Química, nos diversos níveis de ensino, porque não percebem o significado oua importância do que estudam. Se os conteúdos não são contextualizados corretamente, estes tornam-se difíceis, o que não desperta interesse e motivação.
O que consideramos mais preocupante é a dificuldade que alguns professores demonstram em relacionar conteúdos específicos com o cotidiano.
Estamos vivendo um tempo de grandes transformações tecnológicas e de grandes avanços nas ciências, ondeatualmente a aprendizagem e a geração de conhecimentos no ensino de química passam a ser o grande desafio da escola. A educação, contudo necessita acompanhar as tecnologias e também si adequar aos problemas econômicos, políticos, sociais, culturais, ambientais e educacionais de cada região e não apenas si trabalhar com o conteúdo didático.
Enfim, as competências e habilidades cognitivas eafetivas desenvolvidas no ensino de Química deverão capacitar os alunos a tomarem suas próprias decisões em situações problemáticas, contribuindo assim para o desenvolvimento do educando como pessoa humana e como cidadão.
Dentro deste contexto, o presente trabalho, busca analisar a docência atual em química e a premissas que norteam o desenvolvimento eficaz deste trabalho num contexto voltado arealidade do cotidiano dos alunos, trazendo propostas pedagógicas de atividades praticas de baixa custo.

2. DELIMITAÇÃO DO OBJETO:

2.1. Problema:

Nos dias atuais participar da sociedade industrializada e globalizada, na qual a ciência e a tecnologia desempenham um papel cada vez mais importante é de extrema necessidade.
Mas vemos que as escolas e conseqüentemente os professores possuemmuitas deficiências, que precisam ser melhoradas e/ou adaptadas para então poderem participar deste papel de formar o cidadão e preparar o individuo para que ele compreenda e faça uso das informações químicas básicas necessárias para sua participação efetiva na sociedade tecnológica em que vive.
Além de os conteúdos trabalhados, no ensino de química, serem muito abstratos, em alguns conteúdosnecessitam de representações e abordagens para ser ensinada, desta forma é caracterizada como difícil por muitos alunos, e para que seja então assimilada necessita ser trabalhada com aulas práticas que estejam diretamente ligadas ao dia-a-dia.

2.2. Questões Norteadoras:

• Falta de profissionais na área;
• Ausência de capacitação continuada;
• Ausência espaços adequados e/ou laboratórios;
•Bibliografia inadequada;


2.3. Hipótese:
a) Será que o ensino de química que temos ministrado em nossas escolas tem preparado nossos jovens para exercício consciente da cidadania?
b) Será que a metodologia utilizada em nossas escolas e conseqüentemente pelos professores já segue a LDB ,o PCN e o PCNEM ?Existe está preocupação?

3. JUSTIFICATIVA

O ensino de Química tem se reduzido à...
tracking img