Pre projeto - intercambio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2886 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Este presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise do complexo que envolve os aspectos relacionados ao turismo, no segmento educativo, foi analisado seu contexto histórico, assim como o seu surgimento em 1920, mostrando seus principais intuitos, dando ênfase para as ONGs, AFS e Rotary Internacional. Mostrando os principais destinos para a prática do intercâmbio, visando ascaracterísticas e vantagens de alguns países conceituados como Canadá, Estados Unidos e Austrália, e com base em pesquisas, indica-se o público alvo dentro do mercado estudantil, desde a adolescência quanto à fase adulta, e programas voltados para todos de acordo com suas necessidades, visando também como a Classe C tornou-se destaque por ser um dos públicos que mais procuram o intercâmbio nosúltimos tempos.
Entretanto, viagens feitas ao exterior requerem alguns cuidados, para isso deve-se atentar quanto aos procedimentos necessários, e por esta razão, foram abordadas questões de legislação, pois cada país tem suas leis e maneiras de lidar com tal situação. Portanto, foram abordados tópicos consideráveis importantes como documentações necessárias, visto e passaportes e aspectos desaúde. Assim como seus principais programas que podem ser divididos de acordo com o perfil do estudante e o objetivo de vida de cada um.

1 DEFINIÇÃO DE TURISMO EDUCATIVO
Segue abaixo características históricas e influência de órgãos não governamentais.

1.1 Conceito
De acordo com pesquisar realizadas, o turismo educativo é um segmento do turismo em que cuida do intercâmbio,troca de experiência, vivenciam culturas e aprendizado, orientação, treinamentos e ampliação do conhecimento das pessoas de diferentes países. 

1.1.1 Contexto Histórico
O intercambio iniciou-se em 1920, com um objetivo: em haver paz e compreensão entre os povos. Essa ideologia partiu de duas organizações não governamentais a: AFS (American Field Services) e Rotary Internacional. Tudocomeçou durante a Primeira Guerra Mundial quando jovens americanos sendo voluntários como motoristas de ambulância em Paris, procuravam ajudar soldados feridos. A partir daí nascia então a American Field Services, mais conhecida como (AFS).
Em 1929, na Dinamarca, o Rotary Clube de Copenhagen organizou a primeira troca de estudantes do ensino médio com outros rotarys da Europa. Depois dedez anos chega aos EUA, que acaba fazendo intercâmbio com latinos americanos. Veio a Segunda Guerra Mundial, e a presença da AFS foi fundamental na Europa, já a Rotary Clubes teve que pausar seus intercâmbios.
Atualmente a American Field Services (AFS) tem sua presença em 52 países e já fizeram mais de 300 mil intercâmbios. Rotary se encontra em mais de 80 países, realizando cerca de 800intercâmbios anuais, sendo o objetivo maior do intercâmbio a troca de informações, cultura, e tolerância entre os povos.

1. MERCADOLOGIA DO TURISMO EDUCATIVO

De acordo com o auxílio de pesquisas realizadas, o objetivo é a compreensão a respeito das motivações que impulsionam o turismo educativo:

2.2 Análise de Mercado

O processo de globalização marcado atualmente ao redor do mundotem se tornado um ícone de padrão entre diferentes culturas. As necessidades das pessoas estarem se reciclando. Conforme o mundo vem se atualizando faz com que, as pessoas alterem seu padrão de comportamento, se adaptando e resultando em constantes transformações socioeconômicas.

Atualmente, as regras e valores já não possuem mais a mesma rigidez de Cinquenta anos atrás. Vivemos em um tempo dequebra de modelos e paradigmas. (Sabrina Paiva, 2011)

Cada vez mais os jovens, que por sua vez, sempre antenados com as novidades e tendências marcadas pela influência da globalização, vem buscando e conquistando seu espaço na sociedade. Adaptando novos padrões de vida e diversão, inclusive, na área que delimita os estudos, buscando cada vez mais oportunidades de crescimento educacional...
tracking img