Praxis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (796 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estamos diante de grandes problemas; convencermos-nos que nossa educação é péssima e então entendermos como melhorá-la. Precisamos urgentemente, modificar nossas praticas educacionais desatualizadase desmotivantes, principalmente no ensino publico para ensinar a aprender, devendo-se agregar as praticas a um planejamento com uma nova forma de ministrar aulas, que seja mais dinâmica, interessantee participativa, isso não é uma utopia, mas uma possibilidade a ser realizada.

Um dos primeiros passos para se pensar nas soluções é entender que há prioridades, por exemplo, uma das missões daescola é ensinar a ler, e entender o que foi lido, a escrever e usar números para lidar com problemas do mundo real, isso mostra a importância dos primeiros anos na educação (onde deveriam estar osmelhores professores) se o intuito de aprender não é alcançado, então alguma coisa esta errada em sala de aula, pois e lá que acontece em grande parte a educação e o estimulo à construção do conhecimento"è da responsabilidade da escola e dos professores criar formas alternativas de ensino e aprendizagem mais efetivas para todos" (Windyz B. Ferreira). Não se pode pretender que uma pedagogia modernafrutifique numa estrutura escolar e em praticas docentes e pedagógicas obsoletas onde não existe uma profissionalização onde os profissionais estejam preparados para a introdução de novas técnicas.

Aoconfrontarmos as duas vertentes, c teoria e pratica observamos o conflito que existe, a manifestação empírica existentes em sala de aula não condiz com as teorias que buscam incansavelmente a soluçõespara os problemas educacionais, que mudam e se multiplicam com o passar do tempo, formando um ciclo vicioso que gera um grande conflito entre a práxis pedagógica em sala de aula e o intuitoprimordial da educação que é a construção de conhecimento continuo.

"Todas as coisas estão em permanente processo de mudança, por isso a vida do inicio ao fim, é uma aprendizagem," (José Ortega Y...
tracking img