Praticas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (818 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

ORIENTAÇÕES:
A realização desta prática será diferente no direcionamento do foco das percepções que serão exigidas de você, no que se refere à atenção, à observação e àinvestigação sob as diferentes formas de aprender, bem como as diferentes formas de ensinar, além da relevância acerca da mediação e da intervenção, necessárias ao educador na realização de sua práticapedagógica, com todas as crianças, sobretudo com aquelas portadoras de necessidades educacionais especiais.
É bom saber:
Quando a mãe ganha um bebê diferente daquele que esperava, pode viver ou manifestaruma grande frustração. Muito compreensível, porque não é o que sonhava ou desejava.
Na maioria das vezes, nós, professores, também nos frustramos quando lidamos com alunos que divergem do padrão denormalidade, estabelecido por nós e pela sociedade. Isso também é natural. O que não pode acontecer conosco é deixar o sentimento de impossibilidade tomar conta do espaço educativo e da nossa práticapedagógica.
Vislumbrar possibilidades é um constante hábito, um exercício que realizamos naturalmente, mas que não deve, no contexto do processo educativo, focar nossa atenção nas deficiências do aluno,mas sim nas habilidades e competências que ele possui ou que possa vir a desenvolver.
Pontuando questões como essa, a nossa conversa, no decorrer desta prática de ensino, fluirá com mais clareza e,consequentemente, discutiremos sobre situações que possam nos levar a aprender a lidar  com as diferenças.
O choque, a frustração, o sentimento de pena ou culpa são sensações que influenciam a interaçãoentre os envolvidos no processo educativo e podem, também, ser considerados como responsáveis pela desconstrução de um vínculo saudável na sala de aula, sobretudo, pela limitação do processo dedesenvolvimento e educação da criança.
 Para podermos assegurar a nossa aprendizagem para interagir, conviver e aceitar nossos alunos com necessidades especiais, é importante que recorramos aos estudos...
tracking img