Resenha doutrina do choque

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (460 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC
CENTRO SÓCIO-ECONÔMICO – CSE
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
PROFESSOR: Caue Seur
ACADÊMICO: Bernardo João Rachadel Junior

Resenha Crítica do Documentário“Doutrina do Choque”

O vídeo faz uma leitura da evolução do capitalismo desde as atuações de Pinochet, no Chile, até épocas atuais retratando o terrorismo e o acontecimento devastador do furacãoKatarina. Interessante observar a forma técnica e científica que os fatos são retrados, visto que na maioria das ações tomadas por personagens citados no vídeo a autora traça um paralelo com estudos outeorias de grandes nomes da ciência política e social.

A autora também conduz o documentário de forma que é possível se entender as ações de personagens e organizações, explicando-as de forma amostrar que o objetivo de tais gira sempre em torno da busca incessante por poder e capital. Por outro lado, ela também traz todos os movimentos que ocorreram que foram de encontro com tais ações, afim debuscar uma humanização das ações. Outro fator de grande relevância no documentário é fato de ela mostrar como as pessoas detentoras do poder atuam quanto ao comportamento humano ante suas decisõescomo o caso de Margaret tatcher quando toma ações internas quanto a produção, entre outras ações como por exemplo as tomadas na experiência russa que mostrou como algumas ambições de poucas pessoas nopoder, fazem com que a miséria chegue a uma maior parte da população.
É Interessante também que se enxergue por meio do documentário, as mãos que manipulam a economia mundial, visto que em tal vídeo épossível notar-se a intensão da autora em por abaixo o mito do fato de o mercado livre mundial ter triunfado por meio da democracia soberana. O que é demonstrado em tela é que muitos nomes conduziramo uso do poder econômico para mover guerras e conflitos, utilizando pessoas e organismos e dirigindo grandes povos a uma realidade de pobreza.
Os exemplos mais evidentes citados no filme são...
tracking img