Praticas de ti verde

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pesquisa
O questionário é formado primeiramente de questões de conhecimento geral sobre a empresa, seguida de questões sobre alguns conceitos, parte técnica e uma breve avaliação sobre o retorno financeiro. As questões objetivas e descritivas foram organizadas utilizando o Form uma ferramenta do Google docs. Depois de organizado o mesmo foi encaminhado para os responsáveis das empresas da regiãopara responderem.
A pesquisa foi realizada em 15 empresas, considerando pequeno, médio e grande porte, com diferentes ramos de atuação sendo eles comercio, saúde, alimentos e bebidas entre outras. Os resultados obtidos foram transformados em gráficos para melhor visualização.
Após conhecimento do ramo de atividade das empresas, vamos conhecer um pouco mais sobre as áreas que envolvem atecnologia de informação.

1. O gráfico abaixo mostra o nível de conhecimento das empresas em relação ao termo “TI Verde”. O resultado obtido foi surpreendente.

2. Segundo o gráfico abaixo se observa que as empresas estão buscando recursos sobre a questão de sustentabilidade. Essa questão trata de uma fonte de escrita conforme exposto do capitulo anterior.
3. Com relação à sustentabilidadeo gráfico seguinte demonstra que as empresas estão reutilizando recursos.

4. Conforme se observa no gráfico, a maioria das empresas possuem poucos equipamentos de servidores, desconsiderando o porte das empresas.

5. A questão seguinte esta relacionada ao conhecimento dos profissionais da área de TI sobre o processo de virtualização, onde se pode observar que ainda são poucas asempresas que mantém ambientes virtualizados

6. Segundo o gráfico a vantagem da virtualização para as empresas é a redução de custo, onde entraria a compra de novos hardwares, manutenção, energia, espaço para alocação dos mesmos.

7. De acordo com as empresas umas das maiores dificuldades para uso da virtualização seria o conhecimento dos profissionais envolvidos.

8. Segundo o gráficoconclui-se que as empresas estão em fase de conhecimento, adaptação sobre a questão de virtualização, por ser uma tecnologia ainda pouco conhecida.

Estudo de caso

Não virtualizada
um estudo de caso sobre uma infra-estrutura de TI, abordando a adaptação pela qual se passou para implantar a tecnologia de virtualização aliada à consolidação de servidores.
Em cinco anos, de 2000 a 2005, dobroua quantidade de energia elétrica consumida por servidores e pelos sistemas de refrigeração a eles relacionados, com crescimento médio de 14% ao ano.
A primeira planta esta composta por 1(um) Firewall, 14(quatorze) servidores, 4(quatro) switch, 2(dois) No-Breaks e 3(três) microcomputadores conforme figura 7.
Após observado a infra-estrutura não virtualizada, realizou-se adaptações para aimplementação da virtualização, onde pode-se verificar a redução de espaço físico, redução de energia, gerando um menor custo.

Virtualizada
Com a virtualização os fabricantes lançam mão da comparação direta com servidores x86, afirmando que ele equivale a aproximadamente 1500 servidores, com custo de energia 85% menor e ocupando cerca de 80% menos espaço físico (BARROS, 2008).
A FIGURA 8 estarepresentando um ambiente virtualizado com servidores com maior capacidade de processamento, com isso é possível executar vários processos em uma única maquina onde se tem economia de energia, redução do espaço físico conforme visto no estudo acima.
A infra-estrutura virtualizada esta composta por 1(um) Firewall, 4(quatro) servidores, 3(tres) switch, 2(dois) No-Breaks e 3(três) TinClient, já pode-seobservar a redução de equipamento obtendo uma economia financeira conforme figura 8.

ECOFONT
Neste capítulo a abordagem é especifica em uma fonte de escrita ecológica com nome Ecofont_Vera_Sans. Essa fonte deixa “buracos” nas letras durante a impressão, mas esse fato não interfere na legibilidade.

Segundo o site da ECONFOT, a fonte pode poupar em ate 25% de tinta do cartucho ou tonner no...
tracking img