Ordem e limpeza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO
18.29 Ordem e Limpeza
18.29.1 O canteiro de obras deve apresentar-se organizado, limpo e desimpedido,notadamente nas vias de circulação, passagens e escadarias.
18.29.2 O entulho e quaisquer sobras de materiais devem ser regulamente coletados e removidos. Por ocasião de sua remoção,devem ser tomados cuidados especiais, de forma a evitar poeira excessiva e eventuais riscos.
18.29.3 Quando houver diferença de nível, a remoção de entulhos ou sobras de materiais deveser realizada por meio de equipamentos mecânicos ou calhas fechadas.
18.29.4 É proibida a queima de lixo ou qualquer outro material no interior do canteiro de obras.
18.29.5 Éproibido manter lixo ou entulho acumulado ou exposto em locais inadequados do canteiro de obras.
Parece natural que o monitoramento rigoroso dos gastos esteja entre as maiores preocupaçõesdas construtoras. Afinal, sabe-se que empresas, trabalhadores e sociedade só têm a ganhar quando as perdas de materiais, tempo e recursos naturais são controladas.
Mas nem semprefoi assim. Houve um tempo, sobretudo no período em que a economia brasileira sofreu com a alta inflação, em que o desperdício não era entendido como sinônimo de dinheiro jogado fora e apreocupação com a eficiência estava longe de ser prioridade.
Mas muita coisa mudou:
“O mercado se tornou mais competitivo e a sociedade mais exigente em relação aos impactosambientais gerados pela construção. Não à toa, os coeficientes de produtividade e custos foram otimizados, bem como os controles ambientais aprimorados. ’’ Nesse contexto de mudança depostura, o pessoal de obra, em especial mestres e encarregados, têm papel fundamental, já que a economia de material é consequência de um trabalho bem coordenado por esses profissionais.
tracking img