Praticas de botanica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8186 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA
CURSO DE FARMÁCIA
DISCIPLINA: BOTÂNICA FARMACÊUTICA
PROFª: Ms. CRISÁLIDA VILANOVA

ALLYNE VELOSO SANTOS SILVA - FA09206-33

RELATÓRIOS REFERENTES ÀS AULAS PRÁTICAS DE BOTÂNICA

São Luís
2011
Relatórios referentes ao estudo da planta Petiveria alliacea L.

Petiveria alliacea é onome científico da planta vulgarmente conhecida como tipí, amansa-senhor e outras denominações. Da família Phytolacaceae, é conhecida popularmente por seus poderes mágicos. É planta nativa da floresta amazônica e das áreas tropicais da América do Sul, Central, Caribe e África. Diz que esta planta teria sido levada para a costa ocidental da África, na 2º metade do século XIX, pelos negros libertosque retornaram àquele continente.
Possui atividade hipoglicemiante, diurética, anti-reumática, anti-helmíntica, antiespasmódica, abortiva, analgésica, antifebril, antitumoral, enfermidades nervosas, afrodisíaca, entre outras.
A título de curiosidade existe uma história entre o nome vulgar dado a ela pelos negros do período escravagista no Brasil e as perturbações mentais de que eram acometidosos senhores de escravos, quando lhes eram ministradas, secretamente, doses parceladas, por tempo prolongado, de poções à base desta planta, visando proteger as mulheres negras do assédio de seus patrões. 

1ª AULA PRÁTICA: EXSICATA
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O herbário é uma coleção de plantas inteiras ou ramos com folhas, flores e frutos desidratados, montados geralmente em cartolina padrãocom etiquetas contendo informações de coleta e número de registro, recebendo o nome de exsicatas, conservadas de acordo com técnicas específicas. No herbário as amostras coletadas são identificadas, pela comparação com as amostras depositadas na coleção. Geralmente a coleção botânica é atualizada por especialistas de famílias, gêneros ou espécies, chamados de Taxonomistas.
As coleções de umherbário são as mais importantes ferramentas para o conhecimento sistemático e entendimento das relações evolutivas e fitogeografias da flora de uma região, para o desenvolvimento de pesquisas, dissertação, teses e monografias sobre os mais variados aspectos da Botânica.
O sistema de manejo de herbário envolve vários processos como prensagem, secagem, montagem das amostras, registro, conservação,informatização, intercâmbio e atualização de exsicatas. Para compor uma coleção de referência, há necessidade de um ambiente com condições mínimas de funcionamento, com espaço para receber o material botânico proveniente das coletas e vindo de outras instituições, como herbários, para secagem, montagem, catalogação e armazenamento e conservação. É importante não utilizar o mesmo ambiente para manusearamostras ainda verdes e desidratadas, evitando assim contaminação do material seco e exsicatas.
As etapas básicas para o manejo das coleções são: prensagem do material, desidratação, seleção das amostras, montagem de exsicatas, registro de exsicatas, tratamento e conservação.

2. OBJETIVO

Produzir a exsicata de uma planta (Petiveria alliacea L.) para posterior identificação e estudosistemático de suas características morfológicas.

3. MATERIAIS UTILIZADOS

Ramo do vegetal a ser estudado com folhas, flores e/ou frutos (opcional), jornal, fita adesiva, tesoura, 2 folhas de papelão, grade de madeira para formação da prensa, barbante, estufa a 37°C, cartolina, envelope, etiqueta de identificação.

4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Inicialmente, pegou-se 2 amostras da plantaescolhida, abriu-se uma folha de jornal e foi colocado sobre ele um dos ramos da mesma
Em seguida, arrumou-se o ramo de modo que as folhas não cobrissem a flor, e tendo o cuidado para dispor algumas folhas ao contrário (de modo que estas ficassem para baixo), enquanto as outras ficaram para cima, para mantê-lo intacto utilizou-se pedaços de fita adesiva, sendo que para não danificar o material a fita...
tracking img