Pratica de redox

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (456 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
QUÍMICA GERAL II – EXPERIMENTAL

NONA PRÁTICA: Introdução à oxi-redução



Teoria


Oxidação é qualquer transformação química que envolve perda de elétrons ou aumento do número de oxidação.Redução é qualquer transformação química que envolve ganho de elétrons ou diminuição do número de oxidação.

Chamamos de agente oxidante a espécie que produz oxidação e que se reduz, e de agenteredutor a espécie que produz redução e que se oxida.

Em qualquer sistema, sempre que ocorrer uma oxidação, ocorrerá também uma redução e vice-versa. Os dois processos são simultâneos. Não poderáhaver uma oxidação (perda de elétrons) se não há espécie alguma presente capaz de ganhar estes elétrons e se reduzir. O mesmo acontece com o processo de redução.

Nesta experiência, você observaráalgumas reações possíveis de oxi-redução que envolvem vários metais e íons metálicos. Analisando os resultados, você poderá determinar as forças relativas dos metais como agentes redutores (tendênciade perder elétrons) e dos íons metálicos como agentes oxidantes (tendência de ganhar elétrons).


Materiais: Reagentes:

- 6 tubos de ensaio - Zinco metálico (em pedaços ou fita)- Estante para tubos de ensaio - Cobre metálico (em pedaços ou fita)
- Chumbo metálico (em pedaços ou fita)
- Solução de nitrato de zinco 0,1 mol.L-1- Solução de nitrato de cobre 0,1 mol.L-1
- Solução de nitrato de chumbo 0,1 mol.L-1



Procedimento:


1. Obtenha pedaços oufitas pequenas e limpas dos metais zinco (Zn), cobre (Cu) e chumbo (Pb). Tenha à mão também as seguintes soluções: Zn(NO3)2 0,1 M, Cu(NO3)2 0,1 M e Pb(NO3)2 0,1 M.

2. Coloque cada um dos metaisem cada uma das soluções. Para cada combinação, use aproximadamente 3 mL da solução e um pequeno pedaço de metal recentemente limpo, em um tubo de ensaio.

3. Anote os casos em que ocorreu...
tracking img