Reacoes redox

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1826 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Reação redox
As reações de redução-oxidação (também conhecido como reação redox) são as reações de transferência de elétroens. Esta transferência se produz entre um conjunto de espécies químicas, um oxidante e um redutor (uma forma reduzida e uma forma oxidada respectivamente).
Para que exista uma reação redox, no sistema deve haver uma espécie que ceda elétroens e outra espécie queas aceite:
O Redutor é aquela espécie química que tende a ceder elétroens.
O Oxidante é a espécie que tende a captar esses elétroens.
Quando uma espécie química redutora cede elétrons ao meio se converte em uma espécie oxidada, e a relação que guarda com seu precursor fica estabelecida mediante o que se chama um par redox. Analogamente, se diz que quando uma espécie capta elétroens do meiose converte em uma espécie reduzida, e igualmente forma um par redox com seu precursor reduzido.

Conceito Histórico de oxidação e redução
Oxidação
Em Química a oxidação consiste no aumento algébrico da carga formal ou do número de oxidação. Forçosamente, isto se dá através da transferência de elétrons para outra espécie química.
Antigamente, o termo oxidação significava combinar-se com ooxigênio.
Quando adquiriu-se o conhecimento da estrutura dos átomos verificou-se que, quando um elemento ou uma substância combinava-se com o oxigênio, esta espécie química perdia elétroens.
Modernamente o termo oxidação significa perder elétrons, não necessariamente em presença de oxigênio (quando um elemento perde elétrons o seu estado de oxidação aumenta. Exemplo: Al0 → Al+3 + 3 e-).

ReduçãoEm Química, a redução consiste na diminuição algébrica da carga formal ou do número de oxidação de uma espécie química. Forçosamente, isto se dá através da transferência de elétrons vindos de outra espécie química.
Era simplesmente vista como uma reação com hidrogênio, mais tarde desenvolveu-se um conceito mais geral de redução. Limitar, tornar menor: reduzir despesas, uma figura geométrica.(Sin.: minorar, diminuir, restringir.) Transformar uma coisa em outra: reduzir trigo a farinha. Química. Tornar mais concentrado por meio de ebulição: reduzir uma solução. Química. Diminuir ou eliminar o oxigênio de um corpo. Cirurgia. Repor no devido lugar ossos luxados ou fraturados: reduzir uma fratura. Matemática. Transformar, simplificar: reduzir duas frações ao mesmo denominador. Fig. Anular,dominar: reduzir as últimas resistências. Constranger a: reduzir alguém ao silêncio. Fazer cair em estado penoso: reduzir à miséria. Reduzir a pó, a cinza, destruir completamente.

Pelo conceito moderno, redução significa ganho de elétrons. Em outras palavras, a diminuição algébrica da carga formal ou do número de oxidação - Nox.
Exemplo:
Seja a semirreação:
Ag+ + e– Ag0
O Nox variou de:
Ag1+Ag0 (1+ 0 )

Conceitos basicos:

* Agente oxidante é o responsável por causar a oxidação de um dos compostos da reação, esse agente oxidante possui o elemento que vai ganhar elétrons, ou seja, sofrerá redução.
* Agente redutor é a subtância que age causando a redução de um dos compostos da reação, o agente redutor será a fonte dos elétrons perdidos liberados na reação.

*Oxidante é a espécie química que, numa reacção química, capta electrões, isto é, é reduzida, provocando a oxidação da outra espécie. O oxidante é o aceitador de electrões.
* Redutor é a espécie química que, numa reacção química, cede electrões, isto é, é oxidada, provocando a redução da outra espécie química. O redutor é o dador de electrões.

Número de oxidação (NOX)

O número de oxidação é umconceito convencional usado em química em variadas situações, inclusive na nomenclatura. O número de oxidação de um elemento em qualquer espécie química é a carga que ficaria no átomo desse elemento se os eletrões em cada ligação formada por esse átomo fossem atribuídos ao átomo mais eletronegativo.[1]

Quando um elemento pode apresentar vários números de oxidação (dependendo da espécie...
tracking img