Pratica de ensino de geografia em um 3º ano do ensino médio na rede pública de sobral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1738 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PRATICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA EM UM 3º ANO DO ENSINO MÉDIO NA REDE PÚBLICA DE SOBRAL

Clelfa Monteiro Pereira¹
Diocleide Lima Ferreira²

RESUMO

Este trabalho apresenta uma avaliação da prática de ensino do ponto de vista do aluno, tendo com turma-amostra uma sala de 3º ano do ensino médio de uma escola pública de Sobral. Ficou comprovado com os questionamentos aplicados, que aulastradicionais, somente o professor, o livro e o quadro, nos dias de hoje onde a juventude recebe informação interativa o tempo todo, não prende a atenção dos discentes na disciplina, tornando ela uma matéria “fácil”, onde um próprio aluno a descreve em uma resposta como “para passar é apenas precisa memorizar e escrever na prova”. Assim sendo, torna-se evidente a carência de uma abordagem lúdica,tornando claro que é necessário que o professor se utilize de aulas que associem o conhecimento dado com a realidade da turma e de um suporte pedagógico mais dinâmico, para que os conteúdos sejam absorvidos pelos discentes de maneira a serem aprendidos e não somente decorados.
Palavras-chaves: Prática de Ensino de Geografia. Aula lúdica. Formação crítica do aluno.

ABSTRACT

This paper presents anevaluation of teaching practice from the standpoint of the student taking the class with a sample-room 3rd year of high school in a public school in Sobral. It was proven with the questions applied to traditional classes, only the teacher, the book and the picture today where youth receive interactive information all the time, it holds the attention of students in the discipline, making it a matter"easy" where a student himself put it in a response like "to spend is just to memorize and write the test." Thus, it becomes evident the lack of a playful approach, making clear that it is necessary that the teacher makes use of classes that combine the knowledge given to the reality of class and a more dynamic educational support so that the contents are absorbed by students in a manner to belearned and not only decorated.
Key-words: Teaching Practice of Geography. School play. Training critical student.

____________________________
1 Aluna da disciplina de Prática Curricular I do Curso de Geografia na Universidade Estadual Vale do Acaraú
2 Professora da Disciplina de Prática Curricular I do curso de Ciências Sociais na Universidade Estadual Vale do Acaraú
INTRODUÇÃO

As aulasde Geografia estão sujeitas a inúmeras realidades e experiências nas quais os alunos estão inseridos e onde algumas delas estão intimamente ligadas às deficiências de aprendizagem do aluno no que diz respeito à disciplina.
Este artigo tem o objetivo de compreender, sob a ótica do aluno, alguns dos motivos que levam a essas dificuldades de aprendizado em sala de aula que podem estar ligadas àprática de ensino nas aulas de Geografia e assim como afirma Tadiotto, podendo gerar consequências na aprendizagem dos alunos em uma escala mais ampla como, infrequência, reprovação, repetência e até mesmo evasão escolar.
Algo observado nos questionários é a falta de interesse ou desmotivação, em relação às aulas de Geografia, onde em muitos casos, foi mencionada a prática do professor de utilizarapenas aulas tradicionais e memorísticas para transmitir o conhecimento. Então, diante desse fato fica explicito a necessidade de oferecer aos alunos um ambiente agradável na escola, de troca e construção do conhecimento, para assim estimulá-los a se expressarem e se manifestarem espontaneamente, para que desse modo o que for aprendido em sala de aula possa ser utilizado para sua construçãocognitiva como individuo pensante.

PRATICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA EM UM 3º ANO DO ENSINO MÉDIO NA REDE PÚBLICA

Com a globalização a escola e, sobretudo a Geografia “tem procurado pensar seu papel nessa sociedade em mudança, indicando novos conteúdos, reafirmando outros, reatualizando alguns outros...” (CAVALCANTI, 2002, p.11). Porém uma preocupação se encontra no cerne de se fazer “uma análise...
tracking img