Pracaxi

Páginas: 3 (516 palavras) Publicado: 3 de abril de 2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIENCIAS DA SAÚDE
FACULDADE DE FARMÁCIA

THAIS CASTO DE OLIVEIRA

RESENHAS:
Emulsão cosmética inovadora utilizando óleo de pracaxi pentaclethara.Desenvolvimento e estabilidade física.

FADESPA

BELÉM – PÁ
2012

No dia 19 de Março de 2012 a palestrante Marina Costa apresentou sua tese de mestrado com o seguinte tema: Emulsão cosméticainovadora utilizando óleo de pracaxi pentaclethara macroba. Desenvolvimento e estabilidade física.
O Pentaclethara macroloba, vulgarmente conhecido como pracaxi é uma árvore amazônica que tem um alto poderterapêutico funcionando como planta medicinal. O óleo extraído das sementes do pracaxi possui inúmeras propriedades cosméticas. Poderoso hidratante dermatológico, ele auxilia na renovação celular e éindicado no combate a estrias, manchas na pele e despigmentação. Sua ação anti-hemorrágica e antibacteriana a tornou tradicional entre as populações locais no tratamento de picadas de cobras,cicatrização de úlceras e higienização em cirurgias. Quando usado em produtos capilares, o extrato proporciona um excelente efeito condicionante, facilitando o penteado e garantindo brilho e maciez aoscabelos.
O uso do pracaxi é baseado em princípios de sustentabilidade e valorização da biodiversidade que abrangem todas as etapas da cadeia produtiva. Além de ser uma produto economicamente viável.
Napesquisa foi usada a Emulsões de Pickering. Todo mundo sabe que óleo e água não se misturam. É fácil comprovar isso. Basta colocar um pouco de cada um em um recipiente transparente. Quase imediatamenteforma-se uma camada de óleo sobre a água. Pingando algumas gotas de detergente no recipiente, observa-se a formação de algumas bolhas no óleo e na água, mas uma grande quantidade de detergentedeposita-se no fundo. Agitando-se a mistura, surge uma espécie de espuma sobre a água. Essa espuma é conhecida como emulsão.
Esse fenômeno resulta da ação do detergente, que é um tipo de surfactante....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!