Ppra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TIPOS DE CALDEIRAS
        

Caldeira é um recipiente metálico cuja principal função é a produção de vapor através do aquecimento da  água. As caldeiras em geral são empregadas para alimentarmáquinas térmicas, autoclaves para esterilização de materiais diversos, cozimento de alimentos através do vapor, ou calefação ambiental.

Tipos de caldeiras:

Caldeira flamotubular
As caldeiras detubos de fogo ou tubos de fumaça, flamotubulares ou ainda gases-tubulares são aquelas em que os gases provenientes da combustão "fumos" (gases quentes e/ou gases de exaustão) atravessam a caldeira nointerior de tubos que se encontram circundados por água, cedendo calor à mesma.

Caldeira vertical
Os tubos são colocados verticalmente num corpo cilíndrico, fechado nas extremidades por placaschamadas espelhos. A fornalha interna fica no corpo cilíndrico, logo abaixo do espelho inferior.
Os gases de combustão sobem através de tubos, aquecendo e vaporizando a água que se encontra externamenteaos mesmos. As fornalhas externas são utilizadas principalmente para combustíveis de baixo teor calorífico. Podem ser de fornalha interna ou externa.

Caldeira horizontal
Esse tipo de caldeiraabrange várias modalidades, desde as caldeiras cornuália e lancashire, de grande volume de água, até as modernas unidades compactas.
As principais caldeiras horizontais apresentam tubulações internas, poronde passam os gases quentes.
Podem ter de 1 a 4 tubos de fornalha. As de 3 e 4 são usadas na marinha.

Caldeira cornuália
Fundamentalmente consiste de 2 cilindros horizontais unidos por placasplanas. Seu funcionamento é bastante simples, apresentando porém, baixo rendimento. Para uma superfície de aquecimento de 100m² já apresenta grandes dimensões, o que provoca limitação quanto a pressão;via de regra, a pressão não deve ir além de 10kg/cm².

Caldeira Lancashire
É constituída por duas (às vezes 3 ou 4) tubulações internas, alcançando superfície de aquecimento de
120 a 140 metros...
tracking img