Ppra posto de gasolina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cronobiologia, Estatística Aplicada a Ergonomia e Absenteísmo Relacionado à Ergonomia.


,













Contagem
2011









Cronobiologia, Estatística Aplicada a Ergonomia e Absenteísmo Relacionado à Ergonomia.






Trabalho acadêmico apresentado a GAMA- Escola Técnica e Profissionalizante para obtenção de pontuação nadisciplina de Saúde e Segurança do Trabalho.


Orientador: Flavia Botelho



Contagem
2011



SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO...................................................................................................... 4


2. CRONOBIOLOGIA................................................................................................ 5


3. ESTATÍSTICA APLICADA AERGONOMIA...................................................15


4. ABSENTEÍSMO RELACIONADO À ERGONOMIA....................................... 18

5 CONCLUSÃO........................................................................................................ 21

REFERÊNCIAS.......................................................................................................... 221. INTRODUÇÃO

Iremos ver nesse trabalho que cronobiologia é a ciência que estuda os ritmos e os fenômenos físicos e bioquímicos periódicos que ocorrem nos seres vivos. Surgiu a partir da observação de que certas ocorrências biológicas ocorriam de forma constante e cíclica. O estudo dos acontecimentos fisiológicos é fundamental para oentendimento da adaptividade do organismo no meio em que está inserido. Em grande parte dos animais e vegetais, ocorrem fenômenos periódicos e cíclicos com o decorrer do tempo.Esses ritmos muitas vezes estão associados as condições vividas fisicamente.
Já a estatística utiliza-se das teorias probabilísticas para explicar a frequência da ocorrência de eventos, tanto em estudos observacionais quanto emexperimento modelar a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previsão de fenômenos futuros, conforme o caso.Algumas práticas estatísticas incluem, por exemplo, o planejamento, a sumarização e a interpretação de observações. Dado que o objetivo da estatística é a produção da melhor informação possível a partir dos dados disponíveis, alguns autores sugerem que aestatística é um ramo da teoria da decisão.
Na junção de cronobilogia e estatística temos o absenteísmo que é usado para designar as ausências dos trabalhadores no processo de trabalho ou estudantes nas escolas, seja por falta ou atraso, devido a algum motivo interveniente. O absenteísmo ou ausentismo é a frequência ou duração de tempo de trabalho perdido quando os empregados não vão ao trabalho. Oabsenteísmo constitui a soma dos períodos em que os funcionários se encontram ausentes do trabalho, seja ela por falta ou algum motivo de atraso.
As causas e consequências das ausências foram intensamente estudadas através de pesquisas que mostraram que o absenteísmo é afetado pela capacidade profissional das pessoas e pela sua motivação para o trabalho, além de fatores internos e externos aotrabalho.
2. CRONOBIOLOGIA


Cronobiologia significa o ramo da Ciência dedicado ao estudo da Biologia em função do tempo. Mais especificamente: os ritmos e os fenômenos físicos e bioquímicos, cíclicos e periódicos que ocorrem nos seres vivos.
Osfenômenos cíclicos e regulares ocorrem no mundo em geral ao qual pertencemos: o ciclo dia-e-noite, as estações do ano, o fenômeno cíclico das marés. Os exemplos são inúmeros. Cada uma destas atividades cíclicas e periódicas tem impacto sobre a vida e suas manifestações.
Por exemplo, há seres cuja atividade é noturna e outros cuja atividade é diurna, que são assim definidas pelas condições de...
tracking img