Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1192 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Desafio
Os indivíduos têm várias necessidades, dentre elas a de se comunicar com os outros. Trabalhar em equipe em muitos casos é melhor do que trabalhar sozinho, podendo contribuir diretamente no desempenho e desenvolvimento das tarefas.
Trabalhar em equipe é diferente de trabalhar em grupo. De acordo com o artigo publicado no artigonal.com: “Muitas pessoas, que atuam em diversas organizações,estão trabalhando em grupo e não em equipe, como se estivessem em uma linha de produção, onde o trabalho é individual e cada um se preocupa em realizar apenas sua tarefa e pronto. No trabalho em equipe, cada membro sabe o que os outros estão fazendo e sua importância para o sucesso da tarefa.” Por isso, vê-se a importância de se desenvolver um plano de comunicação interna eficaz, capaz dedesenvolver um espírito coletivo e fazer com que haja a integração de todos os funcionários que compõem o quadro da organização, independente do nível hierárquico. Assim, na ausência de um membro, as funções não ficarão prejudicadas, tendo em vista que todos tem conhecimento do processo, pois tem objetivos em comum e atuam na execução de metas específicas.
É lógico que nem todas as pessoas que irãocompor a equipe terão as mesmas ideias e não terão de concordar em tudo, porém esta é a questão chave, ao passo que uma das contribuições fundamentais das equipes é a riqueza das diferenças, que permitirão a troca de experiências e pontos de vista.
A Interação dos colaboradores e o sentimento de “coleguismo” são algumas das inúmeras vantagens que o trabalho em equipe presta a uma organizaçãoempresarial, comercial ou industrial.
Porém para se ter êxito é indispensável que as organizações disponham de um investimento no tema, tais como: Vivências em outros ambientes que não seja o local de trabalho, cafés da manhã compartilhados, ginástica antes da jornada de trabalho, funcionário do mês ou toda ideia que tenha o intuito de unificar cada vez mais o grupo no nível de conhecimento econsequentemente aumentar a produtividade no negócio.
Com esses objetivos alcançados a organização passaria a gozar das vantagens do processo em trabalho de equipe, com uma ambiente de trabalho mais harmonioso, os colaboradores mais dispostos a ajudar as metas da organização, e é lógico uma considerável melhoria no balancete da empresa no final de cada mês.
Etapa 01, Passos 02- Principais característicasque diferenciam grupo e equipe.
O grupo nada mais é que “ Reunião de indivíduos, que possui unidade interna, e como tal é sentida pelos membros” ( Durkheim ).
“ Reunião de duas ou mais pessoas entre as quais existe um sistema estabelecido de interação psicológica, sendo reconhecida como entidade pelos próprios membros e igualmente pelos demais indivíduos” ( Sanderson ).
A primeira conclusãoa que nos levam as definições apresentadas é de que o grupo é uma entidade eminentemente coletiva. Por outro lado, o grupo não é um simples aglomerado de pessoas, pois seus membros precisam estar em permanente interação, podemos concluir que a simples proximidade física das pessoas não caracteriza o grupo social e, sim, a consciência de interação conjunta.
Definição de Equipes Para Robbins(2002), uma equipe pode ser entendida como dois ou mais indivíduos,interdependentes e interativos, que se juntam visando a obtenção de determinado objetivo.Por definição, equipes são pessoas trabalhando juntas e que têm em comum um elemento de identidade, de natureza simbólica, que as una, estando estas pessoas próximas ou não.Este elemento de identidade se revela nas normas, nos processos, nosobjetivos, na situação na causa (VERGARA,1999).
Uma dúzia de pessoas num bar, por obra do acaso, não é um grupo, embora possam esses indivíduos estar interagindo(conversando), ter um objetivo comum (beber e socializar-se) e ter consciência uns dos outros. Mas coloquemos essas mesmas pessoas numa situação de emergência – como um incêndio no bar – então aquela coleção de pessoas, formadas ao acaso, irá...
tracking img