Ppg7

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1026 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Governança global e a Amazônia – O PPG7
Sobre Governança Global
Governança Global pode ser definida como a soma das maneiras das autoridades, indivíduos, instituições etc. administrarem seus assuntos comuns continuamente, e os conflitos de interesses podem ser acomodados. A Governança mesmo em nível global necessita de liderança, que pode vir de varias formas, como governos sozinhos ou emgrupos, indivíduos ou organizações internacionais, que podem estar em qualquer nível: grupos locais ou nacionais; parlamentos e classes profissionais; entre cientistas e escritores; em pequenos grupos da comunidade ou em organizações não governamentais de escala nacional; em órgãos internacionais de qualquer caráter; em comunidades religiosas e entre professores; em partidos políticos e movimentos decidadãos; e no setor privado, entre corporações transnacionais e na mídia. (ABREU, 2004)
A razão de ser das Organizações Internacionais é a cooperação.
O PPG7
A maioria das pessoas talvez desconheça, mas existe um programa de proteção para Amazônia e Mata Atlânticas brasileiras, formuladas por grandes líderes mundiais, que lança uma serie de investimentos e projetos para sustentabilidade naregião.
O Programa Piloto de Proteção para as Florestas Tropicais – PPG7 surge como uma iniciativa do governo brasileiro em parceria com a comunidade internacional, através dos sete países mais industrializados do mundo (G7) representado pela Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido, além da Holanda e Comissão Europeia com o objetivo de “maximizar os benefíciosambientais das florestas tropicais, de forma consistente com as metas de desenvolvimento do Brasil, por meio da implantação de uma metodologia de desenvolvimento sustentável que contribuirá com a redução contínua do índice de desmatamento”.
O Programa conta também com apoio financeiro de doadores internacionais, como o Banco Mundial que administra o Fundo Fiduciário de Florestas Tropicais - RFT, mecanismocriado para canalizar as contribuições dos doadores.
Além dos objetivos principais, também tem objetivos específicos, que são: demonstrar a viabilidade da harmonização dos objetivos ambientais e econômicos nas florestas tropicais, ajudar a preservar os enormes recursos genéticos de que estas dispõem reduzir a contribuição das florestas brasileiras na emissão de gás carbônico e fornecer umexemplo de cooperação entre os países desenvolvidos e em desenvolvimento nas questões ambientais globais. (MMA, 2012)
Nacionalmente o programa conta com o apoio, as ações contam com parcerias com instituições governamentais, federais e municipais e organizações da sociedade civil, representadas pelo Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), Rede de ONGs Mata Atlântica (RMA) e Coordenação das OrganizaçõesIndígenas da Amazônia Brasileira (Coiab).
O órgão responsável pela coordenação geral do Programa Piloto é o Ministério do Meio Ambiente (MMA). Ainda do âmbito federal a execução foi compartilhada com os ministérios da Justiça, envolvendo a Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Ciência e Tecnologia por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e Financiadora deEstudos e Projetos (Finep), em parceria com diversos outros órgãos nacionais.
O programa já aplicou diversos programas na região, alcançando assim alguns resultados, dentre os quais podemos destacar: exploração madeireira sustentável por meio de fomento à pesquisa, apoio à projetos de monitoramento das terras indígenas, apoio à estudos de criação e implantação de Reservas Extrativistas, manutençãode cobertura estatal através da implantação de corredores ecológicos, investimento na estruturação de instituições publicas da Amazônia, criação de novas áreas protegidas na Mata Atlântica, dentre outros, além de contar com o PPTAL (Projeto Integrado de Proteção às Populações e Terras Indígenas da Amazônia Legal), que teve como objetivo aperfeiçoar a proteção de recursos naturais em terras...
tracking img