Pper

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1210 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2342051220
LENDAS REGIONAIS DE MARABÁ
Professora :

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura Ciências Biológicas (BIRD 0224) – Historia da Educação
09/11/2012

RESUMO

As lendas constituem importantes expressões folclóricas. Através delas o povo transmite a suas crenças, medos, muitas têm origem baseadas em fatos reais como a historia da buiúna. As pessoas contamde modo muito fantasioso que desperta o interesse fantástico nem quem ouve . Muitas vezes, as lendas supõem como determinadas coisas aconteceram, satisfazendo assim, a curiosidade popular como s fosse fenômenos inexplicáveis. O folclore, brasileiro recebeu neste setor valiosa contribuição dos indígenas, notáveis contadores de lendas e estórias, muitas das quais são célebres em todo o País. Demostravam grande espírito de observação e criatividade, empolgando-se com os fatos que conviviam e narrando-os de modo fantasioso e atraente. Os índios não viviam passivamente dentro da natureza. Viam nela uma incessante produtora de mistérios, de belezas, que eles tentavam explicar através de uma fantasia repleta de conceitos filosóficos.


PALAVRAS CHAVE: Lendas;Historias Fantasticas eMistérios Historicos
Introdução
Você acredita em lendas urbanas ou em sobrenatural ? acreditando ou não elas são contadas em todas as partes do mundo aterrorizando muitas pessoas e você o que acha?
Boto
Acredita-se que a lenda do boto tenha surgido na região amazônica. Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva asjovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.
Curupira
Assim como o boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas,muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.
Mãe-D'água
Encontramos na mitologia universal um personagem muito parecido com a mãe-d'água : a sereia. Este personagem tem o corpo metade de mulher e metade de peixe. Com seu canto atraente, consegue encantar os homens e levá-los para o fundo das águas.
A Matinta-Pereira, também conhecida como Mati-Taperê, é uma personagem dofolclore da região norte do Brasil. É representada por uma mulher idosa e assustadora que veste uma roupa escura e velha. De acordo com a lenda, a Matinta passa as noites e madrugadas pelas ruas assoviando de forma estridente, amedrontando as pessoas.
A lenda da Matinta Pereira
PÉ DE GARRAFA
Dizem que os índios velhos, bem velhos, que não serviam para mais nada, transformavam-se em pé de garrafa.A deformidade do pé de garrafa é oriunda de um acidente ocorrido na mata com o índio, antes deles tornarem-se uma fera, um animal todo peludo e perigoso. Após essa transformação não conheciam seus familiares, nem as pessoas, ficavam extremamente altos e os pêlos cresciam cobrindo todo o corpo. Passavam a alimentar-se de cérebros humanos, tornando-se, assim, mais fortes e inteligentes, motivo peloqual iam embora das aldeias para morrerem nas matas. O pé de garrafa aparecia com freqüência no auge da extração da borracha e da castanha do Pará em Marabá.
PORCA DE BOBS
Contam que uma certa mulher, depois de ter batido muito em sua mãe, por encanto passara a se transformar numa Porca de Bobs. Sempre que se transformava, a mulher estava de bobs e permanecia com eles espalhados sobre suacabeça. Antigamente a Porca de Bobs costumava ficar mais no local onde hoje é o Estádio Zinho Oliveira, já que ali era matagal e possuía uma única ponte para passagem das pessoas. Costumava assustar as pessoas que voltavam das festas. Muitos dizem que hoje ela ainda paga pelo que cometeu. Ainda hoje é possível encontrar pessoas que afirmam com toda convicção que a Porca de Bobs realmente existe....
tracking img