povos barbaros

Páginas: 2 (350 palavras) Publicado: 17 de outubro de 2013
Origem do termo
O termo "bárbaro" provém do grego antigo e significa "não grego". Era como os gregos designavam os estrangeiros, as pessoas que não eram gregas e aqueles povos cuja língua maternanão era a língua grega. Principiou por ser uma alusão aos persas, cujo idioma cultural os gregos entendiam como "bar-bar-bar”. Os romanos também passaram a ser chamados de bárbaros pelos gregos.Porém, foi no Império Romano que a expressão passou a ser usada com a conotação de "não romano" ou "incivilizado". O preconceito perante os povos que não compartilhavam os mesmos hábitos e costumes énatural dos habitantes dos grandes centros econômicos, sociais e culturais, e caracteriza-se pelo etnocentrismo. Atualmente, a expressão "bárbaro" significa não civilizado, brutal ou cruel. Era um termopejorativo que não condizia com a realidade, pois, apesar de não compartilharem de alguns aspectos da cultura romana e não falarem o latim, tais povos tinham cultura e costumes próprios.
Principaispovos bárbaros
Germanos: de origem indo-europeia, habitavam a Europa Ocidental. As principais nações germânicas eram: os vigiados, ostrogodos, vândalos, bretões, saxões, francos etc.
Eslavos:provenientes da Europa Oriental e da Ásia compreendiam os russos, tchecos, poloneses, sérvios, entre outros.
Tártaro-mongóis: eram de origem asiática. Faziam parte deste grupo as tribos dos hunos, turcos,búlgaros, etc.
Política, economia e religião.
Economia: Agrária
Política: Não conheciam a noção de Estado. Estavam organizados em tribos, e em período de guerras escolhiam um chefe militar.
O chefemilitar e os seus guerreiros faziam um juramento de fidelidade, no qual os guerreiros prometiam obediência ao chefe militar. (Comitatus). Após as batalhas, as riquezas e terras dos conquistados eramdivididas entre o chefe militar e os seus guerreiros. (Benefício).
O comitatus e o beneficium, posteriormente contribuíram para a formação das relações de suserania e vassalagem, existente no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Povos bárbaros
  • Os povos barbaros
  • os povos barbaros
  • Os Povos Bárbaros
  • Povos Barbaros
  • Resenha
  • as invasões dos povos bárbaros
  • A invasão dos povos bárbaros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!