Os povos barbaros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (594 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os povos bárbaros invadiram o Império Romano não como numa simples incursão militar, mas com o intuito de fixarem ali a sua residência.

Eles tinham procedências muito diversas seja geográficas,étnicas, religiosas ou culturais. O termo “bárbaro” foi cunhado pelos gregos para significar “que não é grego”. Foi adotado pelos romanos em sentido análogo, indicando os povos que não tinham um Direitoou uma escrita como Roma.

Assumindo pela força a direção da sociedade, provocaram um tal embrutecimento que a Idade Média se iniciou com o mais pavoroso colapso de civilização que a Históriaregistrou.

Bárbaro ou selvagem

Para que a extensão desse colapso possa ser medida, é necessário ter-se em conta aquilo que diferencia o selvagem do homem civilizado.

A total ignorância de tudo ouquase tudo o que constituiu a civilização cria no selvagem uma inadaptabilidade quase completa para a vida civilizada.

Por isso muitos selvagens, como ainda em nossos dias se observa nas missões quelevam a cabo a catequese dos nossos índios, não podem resistir à brusca transplantação de toda a sua existência para um ambiente plenamente civilizado.

Muitos sofrem com essa transplantação umdano irreparável em sua saúde. Os poucos dentre eles que sobrevivem ao choque, depois de viverem longos anos em uma vida civilizada fogem bruscamente.

E o mesmo fato se dá, se bem que mais raramente,com os filhos de selvagens já catequizados, quando transplantados para um ambiente de grandes cidades.


Elmo anglo-saxão
Essa inadaptabilidade resulta, em última análise, da oposição profundaexistente entre os hábitos de um povo civilizado e os de um povo selvagem.

Hábitos dos povos bárbaros
Os bárbaros, singularmente parecidos sob alguns pontos de vista com os nossos índios, tinhamhábitos que facilmente explicam o que acima ficou dito.

Em tempo de guerra, pintavam o corpo de modo a amedrontar o adversário. Com o mesmo objetivo, os homens de certas tribos atavam à cabeça...
tracking img