Potencia anaerobica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3309 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[








RESISTÊNCIA ANAERÓBIA



















RESISTÊNCIA ANAERÓBIA



















Criciúma
2012
ÍNDICE


1 INTRODUÇÃO 5
2 HISTÓRIA DA AVALIAÇÃO FÍSICA 6
3 A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO FÍSICA 8
4 AVALIAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA 9
4.1 Avaliação da aptidão física e sua importância NA ESCOLA 9
5 RESISTÊNCIA ANAERÓBIA 11
6 TIPOS DERESISTÊNCIAS ANAERÓBIAS 13
6.1 RESISTÊNCIA ANAERÓBICA LÁCTICA: 13
6.2 RESISTÊNCIA ANAERÓBICA ALÁTICA: 13
7 TESTE DE POTÊNCIA DE MARGARIA 14
7.1 HISTÓRIA 14
7.2 TESTE DA ESCADA 14
8 APLICAÇÃO DO TESTE DE MARGARIA 16
9 CONSIDERAÇÕES FINAIS 19
REFERÊNCIAS 20
















ÍNDICE DE TABELAS

Tabela 1 – Dados de potências Margaria homens 15
Tabela 2 – Dados de potênciasMargaria mulheres 15
Tabela 3 – Gráfico de potência mulheres...................................................................16
Tabela 4 – Gráfico de potência homens 16
Tabela 5 – Comparativo de Tempo 17


























1 INTRODUÇÃO


Com a facilidade de informações sobre atividade física, cada vez mais pessoas descobrem que o exercício é um meiosaudável para ajudar a evitar doenças hipocinéticas (coronarianas, hipertensão arterial, diabetes, osteoporose e etc.), se obter o máximo das capacidades mentais e se sentir bem, energético e alegre.

A Avaliação da Aptidão Física vem sendo amplamente estudada, tanto para fornecer informações e/ou classificações, como forma de desenvolver uma melhor análise dos efeitos de treinamento em particular,atenção ao crescimento e desenvolvimento do ser humano através da determinação dos índices de aptidão física geral.

O processo de avaliação física, focado no tema desse trabalho, é a resistência anaeróbia, que segundo Moreira (1999), significa sustentar o maior tempo possível uma atividade física em condições de débito de oxigênio.

Pinheiro (1999), descreve que para uma boa avaliaçãofísica temos de analisar muitas variáveis: antropométricas; composição corporal; análise postural; avaliações metabólicas e neuromusculares; avaliações nutricionais, psicológica e social.

Além disso, as avaliações devem ser periódicas e sucessivas, permitindo uma comparação para que possamos acompanhar o progresso do avaliado com precisão, sabendo se houve evolução positiva ou negativa. Dessa forma,é possível reciclar o programa de treinamento e estabelecer novas metas.









2 HISTÓRIA DA AVALIAÇÃO FÍSICA


Desde o surgimento dos conceitos de habilidade motora nos anos 20, diversas ênfases vêm sendo abordadas sobre assunto, conforme a visão do homem, de aptidão e do próprio sentido que a educação física e o movimento vêm tendo ao longo dos anos. (Fernandes, 2003).

Nadécada de 40, a aptidão foi inicialmente qualificada como física, e significativa tão somente à capacidade de se realizar esforços com um mínimo de gasto de energia e de fadiga. (Fernandes, 2003).

Na área militar os testes de aptidão, sobretudo os cardiovasculares, desenvolveram-se a partir da necessidade dos combatentes da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), onde os soldados deveriam estarpreparados para o combate e na utilização do desempenho nos esportes de alto rendimento. (Fernandes, 2003).

Nos anos do pós 2ª Guerra Mundial, entrou em jogo um novo fator: a busca da aptidão qualificada, física ou fisiológica, e que ganhou terreno entre nós a partir de 1968 quando COOPER publicou o livro “Aeróbics”, traduzido para o português com o título “Aptidão Física em Qualquer Idade”, ondeele desafia as pessoas a tomarem conta de seus estilos de vida para combater as doenças coronarianas, a obesidade e os estresses da vida moderna. (Fernandes, 2003).

Após a Copa do Mundo do México, em 1970, coincidindo com a publicação por COOPER do livro “Capacidade Aeróbica” que deu origem a impulso inicial ao movimento de aptidão física que se alastrou pelo mundo e a difusão da palavra...
tracking img