Pot turismo recife

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2011 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2. Segmentos Turísticos atualmente trabalhados em Recife
Neste tópico buscamos apresentar características dos principais segmentos turísticos observados na cidade do Recife, os segmentos abaixo foram escolhido por nós quanto estudantes de bacharelado em turismo da referida cidade, portanto não é um dado cientifico que sejam esses os principais segmentos ofertados.
2.1- Sol e Praia
“Turismo deSol e Praia constitui-se das atividades turísticas relacionadas à recreação, entretenimento ou descanso em praias, em função da presença conjunta de água, sol e calor”. (Marcos Conceituais p. 43 – Mtur¹ 2013)

Neste Segmento incluem-se as praias naturais e artificiais, necessitando de observação de cada uma delas.
De acordo ainda com as informações do site do ministério do Turismo, este é osegmento responsável pela atração dos maiores fluxos de visitantes, fato que se deve a ser a modalidade de turismo mais intensiva, e mais adequada à captação de divisas internacionais.
A movimentação turística de Sol e Praia torna-se dependente do sol, ou seja, no verão tem alta temporada aonde chega a receber de forma massiva os visitantes enquanto no inverno o número de visitantes para essesdestinos caem, a Mtur toma essa sazonalidade como o motivo das usuais deficiências de infraestrutura urbana e de serviços, contribuindo, em muitos casos, para o desgaste da imagem de destinos turísticos.
As Praias do Recife são Boa Viagem e Pina, sendo a praia de Boa Viagem a mais famosa, possui 7 km de extensão, a maior parte é protegida por uma barreira de recifes naturais, na maré baixa formam-sepiscinas naturais ao longo da praia e os recifes ficam a mostra sendo possível andar em cima deles que são relativamente planos e largos (no entanto escorregadios), esta praia é delimitada pela praia do pina e a de piedade, essa última sendo do município de Jaboatão.
2.2 – Turismo de Negócios e Eventos
“Turismo de Negócios & Eventos compreende o conjunto de atividades turísticas decorrentesdos encontros de interesse profissional, associativo, institucional, de caráter comercial, promocional, técnico, científico e social”. (Marcos Conceituais p.46 – Mtur¹ 2013)
Na 2ª edição do manual de segmentação de “Turismo de Negócios e Eventos: Orientações básicas” de 2010, disponível no site do Ministério do Turismo apresenta características bastante peculiares, no que se refere a estesegmento. Dentre elas, destacam-se:
* Oportunidade de equacionamento de períodos sazonais, proporcionando equilíbrio na relação entre oferta e demanda durante o ano, pois independe de condições climáticas e períodos de férias escolares.
* Alta rentabilidade, uma vez que o turista desse segmento, em relação ao turista de lazer, apresenta maior gasto médio. Além disso, o turista que participa deum evento em determinado destino que ainda não conhecia, costuma retornar outras vezes com o intuito de lazer e, normalmente, com mais tempo, o que propicia maior permanência no destino;
* Possibilidade de interiorização da atividade turística, pois podem ser realizados em cidades menores, desde que apresentem as condições e estruturas necessárias para a realização de negócios ou eventos;
*Uso de infra-estrutura e serviços de elevado padrão de qualidade, de modo a valorizar o profissionalismo, requerendo serviços dinâmicos.
* A demanda não reduz significativamente em momentos de crise econômica;
• Aumento da arrecadação de impostos, pois normalmente o turista de Negócios & Eventos necessita da emissão de notas fiscais para comprovação de despesas à empresa ouinstituição à qual pertence.
• Contribuição para o crescimento dos negócios locais por conta do intercâmbio comercial e empresarial, no qual se estabelecem contatos diretos entre fabricantes e consumidores;
• Desenvolvimento científico e tecnológico devido à participação de profissionais especializados e equipamentos de última geração;
• Disseminação de novas técnicas e conhecimentos definidos nos...
tracking img