Positivismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1243 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
POSITIVISMO

O século XIX foi uma época de várias transformações que precisava de uma nova ciência para explicar as dinâmicas das sociedades humanas contemporâneas, chamada Sociologia.
Veio então da Revolução Cientifica com o racionalismo cartesiano como o Mundo das ideias, com o filósofo francês René Descartes (1596-1650) para desenvolver o método que todo conhecimento é passivel dequestionamento, descarta certezas e verdades, indagando sobre aquilo que deseja conhecer, o que tem dentro para fora. “Penso logo existo”; e o empirismo baconiano, criado pelo pensador Francis Bacon experiência sensível, ou seja, de fora para dentro. Do Iluminismo, do avanço das Ciências Naturais e as revoluções políticas, econômicas ocorridas na França e na Inglaterra nos séculos XVII, XVIII e XIX.
OIluminismo também veio com tudo nessa época juntamente com toda a transformação decorrente da Revolução Francesa, no qual o lema Liberdade, Igualdade e Fraternidade no qual acabou com a nobreza e veio então o Estado Burguês, capitalista e liberal.
O Iluminismo defendia o uso d razão como único instrumento de explicação do mundo, da bondade natural dos homens, da liberdade de expressão eculto, da igualdade perante a lei e da proteção contra o arbitrio.
O Liberalismo surgiu no século XVII, como uma doutrina econômica e século XIX, como doutrina política.
O Nacionalismo, no século XIX, contraste dos Impérios em relação da ideia de Nação.
O Socialismo , a partir da ideia de se construir uma sociedade igualitária, e como projeto político de Revolução Proletária nosocialismo cientifico de Karl Marx (1818-1883) e Engels (1820-1895).
Todas essas mudanças ideológicas e culturais, a Revolução Industrial se expandiu com muita rapidez e o capitalismo viria a ser o sistema dominante na sociedade.
E dentro dessas intensas mudanças, surge a doutrina positivista, criada e divulgada por Auguste Comte ( Pensador francês 1798-1857) que queria afirmar como umareligião racionalista, O POSITIVISMO, e o termo Sociologia chamada inicialmente de Filosofia Social) para definir a área do conhecimento que estudaria a sociedade. Com seus próprios pensamentos por meio de duas importantes obras, O ambicioso Centro de Filosofia Positiva, publicado em seis volumes, entre 1830 e 1842, e o Sistema de Política Positiva ou Tratado de Sociologia, entre 1851 e 1854.
Noentanto, é no seu Curso de Filosofia Positivista que se encontram suas ideias mais frutíferas, em que, de forma profunda e original, Comte propõe a adoção de um método cientifico com base para a organização política da sociedade industrial moderna, ampliando radicalmente as ideias esboçadas por Saint-Simon.
São elas:
a Lei dos Três Estados ou Estágios, na qual defende a ideiaevolucionista.
1. O teológico
2. O metafisico
3. O positivo.
A classificação das ciências
Suas propriedades e relações com o verificado pelas ciências empíricas, entre outros.








O Positivismo representa uma rupturacom o idealismo filosófico (doutrina que reduz o ser ao pensamento ou a alguma entidade de ordem única, como o espírito, a consciência, as ideias, a vontade, entre outros, que se tornam a base para compreensão da realidade).

Positivismo : uma primeira forma de pensamento social.

O positivismo reconhecia que os princípios reguladores do mundo físico e do mundo social diferiam quanto asua essência: os primeiros diziam respeito a acontecimentos exteriores aos homens; os outros, as questões humanas.


O DARWINISMO SOCIAL

Com a expansão da Revolução Industrial pela Europa, surgia a época dos monopólios e dos oligopólios, que, associados ao capital dos grandes bancos, dão origem ao capital financeiro. Esta reestruturação do capitalismo estava...
tracking img