Positivismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1582 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O positivismo de Augusto Comte
Positivismo foi um termo adotado por Augusto Comte como uma diretriz filosófica marcada pelo culto da ciência e pela sacralização do método científico. O positivismo expressa confiança nos benefícios da industrialização, bem como um otimismo em relação ao progresso capitalista, sendo guiado pela técnica e pela ciência. A partir da metade do século XIX, o positivismoreflete no plano filosófico, o entusiasmo burguês pelo progresso capitalista e pelo desenvolvimento técnico-industrial, embora muito criticada no plano teórico, é uma doutrina muito influente no plano prático.
Um dos temas centrais da obra filosófica de Comte é a necessidade de uma reorganização completa da sociedade, ele próprio pretendeu desempenhar o papel de um reformador universal,encarregado de instituir a ordem de uma maneira soberana. Porém essa reconstrução da sociedade consistia, para comte, na renovação de ideias e das ações dos homens. Era, portanto uma reconstrução intelectual das pessoas e não de uma revolução das instituições sociais. Da obra de comte destacam-se três partes fundamentais: a lei dos três estados, a classificação das ciências e a reforma intelectual dasociedade.

Lei dos três estados: A evolução histórica do conhecimento
Para Comte, resume-se sobre a evolução histórica e cultural da humanidade. O primeiro estado representaria o ponto de partida da inteligência humana; o segundo constituiria uma ponte de transição; o terceiro seria o estágio maduro, fixo e definitivo da evolução racional da humanidade.
Características gerais do positivismo:
Oobjetivo do método positivo de investigação é a pesquisa das leis gerais que regem os fenômenos naturais e na elaboração dessas leis que residem o grande ideal das ciências, com base nessas leis, o homem torna-se capaz de prever os fenômenos naturais, podendo agir sobre a realidade. O conhecimento científico torna-se de modo, instrumento de transformação da realidade, de domínio do homem sobre anatureza. As transformações impulsionadas pelas ciências visam o progresso; este, porém, deve estar subordinado à ordem. Temos, então, um novo lema positivista, aplicado à sociedade: ordem. Temos, então, um novo lema positiva, aplicado à sociedade: ordem e progresso.
Na obra Discurso sobre o positivo, Comte aponta as características fundamentais que distinguem o positivo nada demais filosofia:
Realidade-pesquisa de fatos concretos, acessíveis à nossa inteligência, deixando de lado a preocupação com mistérios impenetráveis referentes às causas primeiras e últimas dos seres;
Utilidade- busca de conhecimentos destinados ao aperfeiçoamento individual e coletivo do homem, desprezando as especulações ociosas, vazias estéreis;
Certeza- obtenção de conhecimentos capazes de estabelecer e harmonia lógicana mente do próprio indivíduo e a comunhão em toda a espécie humana, abandonando as dúvidas indefinidas e os intermináveis debates metafísicos.
Precisão- estabelecimento de conhecimentos que se opõem ao vago, baseados em enunciados rigoroso, sem ambiguidades;
Organização- tendência a organizar, construir metodicamente, sistematizar o conhecimento humano;
Relatividade- aceitação de conhecimentoscientíficos relativos. Se não fossem relativos, não poderia ser admitida a continuidade de novas pesquisas, capazes de trazer teorias com testes opostas ao conhecimento estabelecido. Assim, a ciência positiva é relativa porque admite o aperfeiçoamento e a ampliação dos conhecimentos humanos.
A reforma da sociedade
A reforma da sociedade proposta por Comte deveria obedecer aos seguintes passos:reorganização intelectual, depois moral e, por fim, política. Segundo ele, a Revolução Francesa destruiu uma série de valores importantes da sociedade tradicional europeia, não sendo capaz, entretanto, de impor novos e permanentes valores para a emergente sociedade burguesa. E nisso residia a grande tarefa a ser desempenhada pela filosofia positiva: restabelecer a ordem na sociedade capitalista...
tracking img