Positivismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O positivismo foi uma corrente filosófica cujo mentor e iniciador principal foi Auguste_Comte, no século XIX. Apareceu como reação ao idealismo, opondo ao primado da razão, o primado da experiênciasensível (e dos dados positivos). Propõe a ideia de uma ciência sem teologia ou metafísica, baseada apenas no mundo físico/material.
Uma forma mais recente do positivismo foi aquela propostapelo Círculo de Viena.
O antropólogo estrutural Edmund Leach descreveu o positivismo em 1966 na aula Henry Myers da seguinte forma:
"Positivismo é visão de que o inquérito científicosério não deveria procurar causas últimas que derivem de alguma fonte externa mas sim confinar-se ao estudo de relações existentes entre fatos que são diretamente acessíveis pela observação."http://pt.wikipedia.org/wiki/Positivismo

A Filosofia Positiva de Auguste Comte nega que a explicação dos fenômenos naturais, assim como sociais, provenha de um só princípio. A visão positivados fatos abandona a consideração das causas dos fenômenos (Deus ou natureza) e torna-se pesquisa de suas leis, vistas como relações constantes entre fenômenos observáveis.
Em 1824, Comtecasou-se com Caroline Massin. Dois anos depois, iniciou o "Curso de Filosofia Positiva", publicado só em 1830. O curso, porém, foi interrompido em sua terceira aula devido a uma crise de depressãomelancólica sofrida por Comte.
A partir daí, Comte passa por uma difícil fase de sua vida: tenta o suicídio, separa-se de Caroline Massin, sofre várias tentativas nulas de obter a cátedra, perde seuposto de examinador de admissão na Escola Politécnica e começa a ser sustentado por amigos.
Em 1844, Comte conhece Clotilde de Vaux, esposa de um presidiário, e apaixona-se perdidamente porela. Promete transformá-la em nova Beatriz, a musa de Dante. Um ano depois, Clotilde de Vaux morre, e Comte torna-se inspirador de uma nova religião, publicando entre 1851 e 1854 a "Política...
tracking img