Positivismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (440 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Positivismo: é sinônimo de real e útil, certo e preciso, e, oposição as especulações da filosofia idealista que só admitia e existência do transcendente ou de uma realidade invisível. O positivismo,uma atitude do espírito, segundo comte, é produto de lenta evolução porque passou o gênero humano.
Marxista: é substancialmente uma critica crítica radical das sociedades capitalistas. Mas é umcritica que não se limita a teoria em si. Marx posiciona contra qualquer separação drástica entre teoria e pratica, entre pensamento e realidade, porque essas dimensões são abstrações mentais, que noplano concreto, real, integram uma mesma totalidade complexa. A visão, mas difundida no meio marxista acerca do direito é a parte que por se ele parte da superestrutura, o toma como mero reflexo dasrelações econômicas da sociedade. O modo de vida material condiciona a vida social e política, sendo em ultima instancia o determinante absoluto do direito.
Sociologia do direito: Optar por fazeruma analise externo do sistema jurídico, seus adeptos e a colocam como o ramo da sociologia.
Sociologia jurídica: Examina a influencia dos fatores sociais sobre o direito e as incidências nasociedade. Realizando uma leitura externa do sistema jurídico, das dimensões sociológicas das normas jurídicas feito pelos juristas.
Fato social: é então toda maneira de atuar, fica ou não, suscetível deexercer sobre os indivíduos uma coerção exterior, ou que é geral na extensão de uma sociedade dada, conservando existência própria. Independente de suas manifestações individuais. E tem 3características são elas a coercitividade que é relacionado a força dos padrões culturais dos grupos que os indivíduos integram. A exterioridade, pois o fato social é exterior aos indivíduos. A generalidade, poisestes não existem somente para um individuo, mas sim para a coletividade.
Controle Social: conjuntos sociais (usos, costumes, leis, instituições, sansões) que objetivam a integração social dos...
tracking img