Position paper

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (864 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC
Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis – DCAC
Disciplina: Administração Mercadológica
Docente: Márcio Antônio Leal Costa

O comportamentodo consumidor de cosméticos das classes C e D no século XXI
“Position Paper”

Helder Souza Gomes
Glislaine Dórea
Luciana Lucy Bastos
Orlane Andrade

O presente documento tem como objetivoanalisar o comportamento e hábitos de consumo de cosméticos das classes C e D, embasados por uma breve revisão bibliográfica relacionado ao comportamento do consumidor, suas características e o poder decompra de uma classe que cresce a números extraordinários.
Neste século XXI, vive-se uma era de cultivação à beleza e culto ao corpo, como nunca aconteceu antes. Os padrões de beleza impostos pelasociedade e pelos grupos sociais incentivam o consumo agressivo de cosméticos e produtos de beleza. Segundo Kotler (2006), a influência cultural e social é um ponto determinante no comportamento doconsumidor. Segundo o autor, consome-se para ser aceito em grupos sociais, familiares e, para atender os padrões exigidos pela sociedade. A criança brasileira já cresce inserida nos requisitoscultural/social aceitas pelo grupo, como corpo sarado, cabelo liso, etc. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, perfumaria e cosméticos (Abihpec), no ano de 2009 o setor movimentoucerca de R$ 17 bilhões de reais na economia, um crescimento de 12,6% em relação ao ano anterior, sendo que o Brasil ocupa hoje a terceira posição entre os maiores mercados de produtos de higiene pessoal,perfumaria e cosméticos do mundo. (IBGE).
Paralelo a este crescente mercado de cosméticos no Brasil, as classes C e D só tem elevado seu poder econômico de consumo, tudo isto, facilitadoprincipalmente pelo acesso ao crédito nos últimos anos. Segundo SENNA (2010) com o plano real e o auxílio econômico do governo, o trabalhador tem conseguido estabilidade econômica, criando condição de consumo...
tracking img