Portugues

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (512 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é o ABC?

O método ABC foi desenvolvido com o objectivo de responder a uma problemática recente mas que hoje todas as empresas enfrentam. Os sistemas de custeio tradicionais desenvolveram-separa servir entidades externas à organização (credores, investidores, estado,...), e não respondem aos actuais requisitos do controlo de gestão. Esta área necessita de ferramentas fidedignas deanálise e avaliação da performance da organização.

Os sistemas tradicionais revelaram-se inadequados à gestão interna da organização, pois detectaram-se neles duas importantes falhas:

Incapacidadepara apresentar os custos dos produtos com um elevado grau de fiabilidade, e

Incapacidade em fornecer à gestão um "feedback" adequado ao controlo das operações empresariais.

Como resultado,foi-se verificando que em muitas empresas eram tomadas decisões de venda de produtos com base em informações inadequadas sobre preços, “mix” de produtos e processos de fabrico.

Os sistemas tradicionaisde custeio focam-se no produto. Os custos são atribuídos directamente aos produtos pressupondo-se que cada produto consome recursos na proporção directa do seu volume de produção. Desta forma,atributos de volume, como o número de horas de trabalho directo, de utilização de máquina ou o custo das matérias primas são os factores (“drivers”) utilizados para a repartição dos custos administrativos(ou de “overhead”).

No entanto, estes factores não têm em conta a diversidade de produtos, quer em termos de forma, quer em termos de qualidade, não mostrando também uma relação directa entre ovolume de produção e o custo dos consumos efectuados.

Contrariamente, o modelo ABC foca-se nas actividades que compõem o processo de "fabrico". Os custos são atribuídos aos produtos a partir dasactividades, com base nos consumo dessas mesmas actividades durante o processo produtivo. Desta forma, atributos das actividades, como os seus tempos de “setup”, o número de vezes que são realizadas,...
tracking img