Ambiente de markenting

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4646 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AMBIENTE DE MARKENTING
“Existem três tipos de empresas: as que fazem as coisas aconteceram, as que ficam observando o que acontece e as que ficam perguntando o que aconteceu”.

INTRODUÇÃO
As empresas que buscam a excelência tem que ter a visão do externo para o interno da empresa em seus negócios. Elas reconhecem que o ambiente de marketing está sempre oferecendo novas oportunidadese apresentado novas ameaças. Essas empresas reconhecem a importância vital do monitoramento e da adaptação contínua nas mudanças ambientais.
“Por trás de todo problema existe uma oportunidade brilhantemente disfarçada”
John Gardn

Análise Ambiental é a prática de rastrear as mudanças no ambiente que possam afetar a organização e seus mercados. Exemplos: Com que freqüência a família médiajanta ou almoça fora? Que leis podem afetar a escolha de determinada embalagem? A demanda por espaço em escritórios tendem a aumentar? Os concorrentes estão planejando mudanças na sua logística?
O Ambiente de marketing de uma empresa é constituído por agentes e forças que estão fora do controle do marketing, que afetam a habilidade da administração da empresa em desenvolver e manter transaçõesbem-sucedidas com seus consumidores-alvo. Este ambiente é constituído por um microambiente e um macroambiente.
Microambiente: são as forças próximas à empresa, os canais de marketing, os mercados consumidores, os concorrentes e o público.
Macroambiente: são as forças sociais maiores que afetam o microambiente, forças demográficas, econômicas, físicas, tecnológicas, políticas e culturais.
Osprofissionais de marketing devem examinar todas as dimensões do ambiente externo. As informações resultantes podem ajudá-los a identificar as oportunidades para servir melhor seus mercados, criando valor superior. A análise também pode ajudar a identificar ameaças à capacidade de uma organização em manter sua vantagem competitiva, sobreviver e prosperar. O ambiente externo afeta não só o que asorganizações podem ou devem fazer mas também o comportamento de consumidores e compradores organizacionais. O ambiente externo influencia como esses compradores avaliam o valor das trocas que realizam.

ANÁLISE DAS NECESSIDADES E TENDÊNCIAS DO MACRO AMBIENTE
As empresas bem sucedidas reconhecem e respondem rentavelmente as necessidades não atendidas as tendências do macroambiente. Necessidadesnão atendidas sempre existem sendo que as empresas poderiam ter uma melhor rentabilidade caso conseguisse resolver qualquer destes problemas:
• Cura para o câncer e/ou da AIDS;
• Carros elétricos;
• Moradias baratas ao alcance de todos, etc.
Muitas oportunidades são encontradas pela identificação de tendências, ou seja, a direção ou seqüência de eventos que ocorrem em algum momento e promete adurabilidade. È necessário fazer distinções entre modas passageiras, tendências e megatendências. Embora seja uma tendência a moda passageira é imprevisivel, tem vida curta e não é significativa em termos sociais, econômicos e políticos. As tendências são mais previsíveis e duradouras, revelando a configuração do futuro. As megatendências podem estar prevendo mudanças importantíssimas nomercado.
No quadro global a empresa deve monitorar cerca de seis forças importantes: demográfica, econômica, natural, ecológica, político/legal e sociocultural.

AMBIENTE DEMOGRÁFICO
O ambiente social do marketing é constituído pelas pessoas de uma sociedade e seus valores, crenças e comportamentos. Mudanças no ambiente social, sejam elas sutis ou drásticas, podem apresentar aos profissionais demarketing novas oportunidades e desafios.
A primeira força macroambiental que os profissionais de marketing monitoram é a população, porque as pessoas representam o mercado e o consumo. As empresas estão bastante interessadas no tamanho e na taxa de crescimento da população em diferentes cidades, regiões e nações; distribuição etária e composto étnico; níveis educacionais; padrões de moradia,...
tracking img