Porto do rio de janeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2858 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
13/06/2008 - 09:29
Porto do Rio de Janeiro cria novas áreas para aumentar capacidade de armazenagem

O Porto do Rio de Janeiro está criando novas áreas ao longo do cais para ampliar sua capacidade de armazenamento. O crescimento dos negócios de importação e exportação no Brasil, o aumento da produção de produtos minerais e siderúrgicos, além da crise do trigo no mercado internacional estácriando uma demanda crescente, que deverá ser atendida no porto.
A iniciativa mais recente da Diretoria de Gestão Portuária foi a de autorizar a transferência de um dos dois equipamentos existentes no Porto para auxiliar no desembarque de trigo para uma área alternativa do cais. Isso permitirá que dois navios carregados com o produto possam atracar simultaneamente para escoamento das cargas queabastecerão os dois moinhos que operam pelo Porto do Rio: Cruzeiro do Sul e Bunge.
Outra ação da CDRJ foi a criação do Serviço de Consolidação de Containeres. O objetivo é oferecer ao usuário enchimento com carga dentro da área alfandegada, sem a necessidade de que a fiscalização se desloque para verificar a carga. Esse procedimento agiliza o processo de escoamento da carga em até 48 horas.
OServiço de Consolidação de Containeres funciona próximo ao armazém 10, no Santo Cristo, na área onde antes existia um antigo frigorífico, demolido no ano passado. O espaço tem capacidade para até 20 containeres de 12 toneladas, permitindo assim a manipulação e movimentação de cerca de 240 toneladas de carga por dia.
Outra área com aproximadamente 20 mil m2 será em breve aberta no Porto do Rio, paraarmazenamento de carga geral e produtos siderúrgicos. Foi aprovada pela Diretoria da CDRJ a demolição do armazém 22, próximo a Rodoviária Novo Rio. O tempo estimado para a demolição é de 6 meses. Assim, já no início de 2009 o pátio estará disponível para usuários, atuais arrendatários, empresas exportadoras e importadoras e demais operadores portuários.
Pensando ainda no crescimento da demandada produção e exportação de aço e produtos siderúrgicos, a CDRJ estuda demolir os armazéns 14, 15, 16, 17 e 18, abrindo assim uma área para armazenagem de 50 mil m2. Com essas intervenções, o Porto do Rio de Janeiro passaria a ter a capacidade de movimentação de mais 1 milhão de toneladas de cargas de alto valor agregado.
No processo de preparação do Porto do Rio para atender a crescente demandade escoamento de mercadorias de importação ou para exportação, a Companhia Docas do Rio criou, em parceria com a Capitania dos Portos, duas novas áreas de fundeio e três novas áreas de abastecimento. A medida permite mais navios entrando e saindo ao mesmo tempo pelo canal de navegação do Porto, em menos tempo.http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.revistafator.com.br/imagens/fotos/mapa_porto_rio&imgrefurl=http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php%3Fnot%3D42559&usg=__X6SV6ZBaBfUFwnptgQwj6GL6W0g=&h=340&w=457&sz=41&hl=pt-BR&start=2&zoom=1&tbnid=P1Zq13joeFhUMM:&tbnh=95&tbnw=128&ei=1sYvULGQKoSw0QH-hoHACA&prev=/search%3Fq%3DPORTO%2BDO%2BRIO%2BDE%2BJANEIRO%26num%3D10%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1366%26bih%3D643%26site%3Dimghp%26tbm%3Disch&itbs=1

QUARTA FEIRA, 01 DE ABRIL DE 2009
Porto do Rio será dragado para receber navios maiores

Os canais de navegação do porto do Rio de Janeiro serão dragados para atingir maior largura e profundidade.
O objetivo é permitir que o Porto receba navios mais modernos, maiores e com maior capacidade de carga.
Para isso, a Secretaria Especial de Portos lançou o Edital para acontratação de empresa que executará a obra de dragagem.
Serão necessários dragar quatro milhões de metros cúbicos de terra, lama e resíduos que se acumulam no fundo da Baía da Guanabara para deixar o porto do Rio com profundidade variando entre 10 a 15 metros e meio,conforme o trecho.
Hoje a profundidade varia entre 9 e 15 metros (12 metros, na verdade). A Secretaria Especial de Portos (SEP)...
tracking img