Trabalho sobre o porto do rio de janeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2586 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Organização e Estrutura Portuária

PORTO DO RIO DE JANEIRO

A pesquisa tem como objetivo a análise das condições atuais do porto e de suas potencialidades, para fazer face não só às perspectivas de movimentação de cargas como também ao atendimento de planos e programas, cujas características são apresentar os aspectos econômicos, físicos, técnicos e operacionais do PORTO DO RIO DE JANEIRO,tais como localização geográfica, calado máximo, área ocupada, quantidade e medida dos berços para atracação. As principais mercadorias nele movimentadas, suas respectivas características operacionais e equipamentos que dispõem, os seus acessos marítimos, a sinalização, o balizamento náutico, a largura e a profundidade. Pesquisado o dimensionamento da bacia de evolução, diferentes tipos de obras deabrigo e de acostagem existentes. Sua importância nos contextos nacional e internacional, As ligações terrestres e as conexões multimodais deste porto, a partir dos levantamentos, análises realizadas em fases anteriores foi possível configurar a situação física e operacional do porto, assim como a sua tendência vocacional em consonância com as expectativas do mercado e das atividades esperadaspara o futuro do porto.

ORIGEM Após ser descoberta pelos membros da expedição exploradora portuguesa de 1501, que a confundiram com a foz de um grande rio, denominado como"Rio de Janeiro", a Baía de Guanabara tornou-se o principal acesso à cidade do Rio de Janeiro durante séculos. No século XVIII, com o desenvolvimento da mineração, o Porto do Rio de Janeiro tornou-se o principal centroexportador e importador para as vilas de Minas Gerais, por onde saíam ouro e diamantes e entravam escravos e manufaturados, entre outros produtos. Em meados do século XIX, com a construção da doca da Alfândega, surgiram os primeiros projetos para o porto do Rio de Janeiro, que funcionava em instalações dispersas, compreendendo os trapiches da Estrada de Ferro Central do Brasil, da Ilha dos Ferreiros, daenseada de São Cristóvão, da praça Mauá e os cais Dom Pedro II, da Saúde, do Moinho Inglês e da Gamboa. Os decretos nº 849, de 11 de outubro de 1890, e nº 3.295, de 23 de maio de 1890, autorizaram, respectivamente, à Empresa Industrial de Melhoramentos do Brasil e a The Rio de Janeiro Harbour and Docks, a construção de um conjunto de cais acostáveis, armazéns e alpendres. No primeiro caso, entre aIlha das Cobras e o Arsenal de Marinha e, no segundo, desde o Arsenal de Marinha até a Ponta do Caju. Em seqüência, o governo federal contratou obras de melhoramentos com a firma C.H. Walker & Co. Ltd., em 24 de setembro de 1903, que consistiam na construção, principalmente, de 3.500m de cais. Posteriormente, foram implantados o Cais da Gamboa e sete armazéns. A inauguração oficial do portoocorreu em 20 de julho de 1910, passando a ser administrado por Demart & Cia. (1910), Compagnie du Port de Rio de Janeiro (1911 a 1922) e Companhia Brasileira de Exploração de Portos (1923 a 1933). Pela Lei nº 190, de 16 de janeiro de 1936, foi constituído o órgão federal autônomo denominado Administração do Porto do Rio de Janeiro, que recebeu as instalações em transferência ficando subordinado aoDepartamento Nacional de Portos e Navegação, do Ministério da Viação e Obras Públicas. Mais tarde, o Decreto nº 72.439, de 9 de julho de 1973, aprovou a criação da Companhia Docas da Guanabara, atualmente Companhia Docas do Rio de Janeiro.

ADMINISTRAÇÃO O porto é administrado pela Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ). Localizado na costa oeste da baía de Guanabara, situado a 22 54´23“ delatitude sul e a 43 10’ 22” de longitude oeste de Greenwich (coordenadas do antigo observatório Astronômicona cidade do Rio de Janeiro-RJ.). Seu cais compreende as orlas marítimas do Centro e dos bairros da Gamboa, Saúde, Santo Cristo e Caju. ÁREA DO PORTO ORGANIZADO De acordo com Portaria - MT nº 1.004, de 16/12/93 (D.O.U. de 17/12/93), a área do porto organizado do Rio de Janeiro, no estado do Rio...
tracking img