Porto de santos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (778 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
São Paulo é um estado quase tão velho quanto o Brasil. Quando começou a produzir para exportar e quando sua população aumentou de tamanho, foi necessário encontrar algum meio para receberas mercadorias (sejam elas grãos, tecidos, ou pessoas), para tanto foi criado o porto na cidade de Santos.
Por isso, ainda há muito mais a entender sobre Santos, e este relatório tem por objetivoapresentar alguns aspectos geográficos e sociais atuais de Santos que podem ser observados ao se fazer uma visita ao local.

1. Aspectos Físicos
Área: 2.372 km²
População: 419.757 ( Censo 2010)Densidade Demográfica: 1.499 hab/m²
Produto Interno Bruto (PIB)*: R$ 22,5 bilhões (2009)
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,871 (2000)
Faz pare da baixada santista situada na porçãoAtlântica do Estado de São Paulo, ao sul do trópico de capricórnio.
Clima: Tropical Úmido, com temperaturas acima de 20° C e precipitação anual média de 2000 a 2500 mm (2008).
Vegetação: Atualmente, avegetação em Santos é mínima, devido ao grande desmatamento da Mata Atlântica para crescimento da área urbana, devido a sua altitude, também possui área de mangues.
Relevo: Basicamente, planície litorânea,possui alguns terrenos mais baixos de manguezais. Seu solo é em maioria de origem marinha; possui sedimentos arenosos, de argilosa a fino-argilosa. Parte do relevo é montanhoso, levemente anguloso.Hidrografia: Na parte insular os rios foram canalizados. Na parte continental os rios mais importantes são os rios Quilombo, Jurubatuba, Diana e Cabuçu. 

2. Aspectos Sociais e EconômicosUrbanização: Por volta de 1808, os portos brasileiros foram abertos, com isso a cidade pode se desenvolver melhor. Existe uma região denominada Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS), que foiinstituída pelo Governo do Estado de São Paulo em 30 de junho de 1996. Em novembro do mesmo ano, criaram um conselho para melhor organizar e ampliar o desenvolvimento da região, formado por dezoito...
tracking img