Portifolio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5935 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE MACEIÓ - CESMAC
FACULDADE DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO - FECOM
PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR – 33º TURMA

ROSÂNGELA FERREIRA DA SILVA NASCIMENTO

PORTFÓLIO

Maceió –Al
2012
ROSÂNGELA FERREIRA DA SILVA NASCIMENTO

PORTFÓLIO

Portfólio apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina Planejamento e Avaliação do ensinosuperior, ministrada pela Profª. Dra. Stella Lima de Albuquerque, no Centro Universitário Cesmac, Faculdade de Educação e Comunicação, Curso de Pós-Graduação em Formação para a Docência em Ensino Superior.

Maceió – Al
2012
Índice dos assuntos
* Ensino e educação;
* Os caminhos da autonomia;
* Tendências do processo didático-pedagógico no ensino superior na contemporaneidade;
*Planejamento de ensino como ferramenta básica do processo ensino aprendizagem;
* Plano de aula;
* Avaliação formativa no ensino superior;
* Dados da autora do portfólio;
* Referências.

SUMÁRIO
ENSINO E EDUCAÇÃO 5
OS CAMINHOS DA AUTONOMIA 6
TENDÊNCIAS DO PROFESSOR DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NO ENSINO SUPERIOR NA CONTEMPORANEIDADE. 13
PLANEJAMENTO DE ENSINO COMO FERRAMENTA BÁSICA DOPROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM. 16
PLANO DE AULA 19
AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ENSINO SUPERIOR 21
CONSIDERAÇÕES FINAIS DO PORTFÓLIO 25
CONHECENDO A AUTORA 26
REFERÊNCIAS 27

A aula do dia 20/10/2112, iniciou pela manhã falando sobre ensino e educação, conceituando-os. Em seguida iniciou-se uma discussão embasada em três perguntas.
ENSINO E EDUCAÇÃO
1- Quais os saberes profissionaisdos professores?
Na verdade, há um conjunto de saberes ou conhecimentos diversos que provêm das experiências pessoais, disciplinares, conhecimentos didáticos, pedagógicos e conhecimentos curriculares, para o professor ministrar a sua docência, deve conhecer sua matéria, sua disciplina, sua metodologia assim como a sua didática, além de possuir certos conhecimentos relativos às ciências da educaçãoe a pedagogia, desenvolvendo saberes práticos acumulados em experiências cotidianas, que atua no processo de formação contínua.
2- Em que e como esses saberes profissionais se distinguem dos conhecimentos universitários?
Os saberes profissionais são técnicos, desenvolvidos durante as experiências cotidianas e práticas em sala de aula, estão sempre em evolução e estudos contínuos. Já osconhecimentos universitários são construídos ao percurso de todas as disciplinas e durante os estudos de conteúdos, levando-os aos saberes científicos, mais os saberes profissionais e práticos, são atualizados na vivência diária com domínio de habilidades, métodos e técnicas, conhecimento daquilo que se ensina, e a busca constante de novos conhecimentos científicos. Estão interligados, através dosconhecimentos de sua história de vida escolar com sua cultura ao percurso de sua trajetória, onde se apóia os conhecimentos adquiridos na universidade e na prática pedagógica.
3- Que relações deveriam existir entre os saberes profissionais e os conhecimentos universitários?
Como sabido, o conhecimento universitário são desenvolvidos ao percurso de sua jornada acadêmica, e o conhecimentoprofissional vem através das experiências e condutas laborais. Então ambos necessitam um do outro para se complementar para se capacitar e criar novas formas de ensinar. Formar um educador que todos nós esperamos.
Considerações finais
Portanto os saberes são importantes para o nosso dia a dia, tanto os saberes profissionais e os saberes universitários, buscamos para desenvolver melhor o nosso desempenhoprofissional na sua totalidade. Ficou claro que precisamos dos dois saberes, um complementa o outro e essa junção serve para nos aperfeiçoamos, desenvolvendo nossas habilidades e competência nas práticas pedagógicas.
Em seguida, recebemos um texto para ler com o titulo, Os caminhos da autonomia e durante a tarde fazemos em grupo um resumo do texto para depois do intervalo socializar....
tracking img