Monografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 48 (11895 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE AMAMBAI

VALÉRIA VERMOLLE LÁZARO SPRICIGO
NAURA JANE LOPES PACHECO

A LITERATURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

AMAMBAI
2011

FACULDADE DE AMAMBAI – FIAMA

VALÉRIA VERMOLLE LÁZARO SPRICIGO
NAURA JANE LOPES PACHECO

A LITERATURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Monografia apresentada à disciplina de Pesquisa em Educação do Curso de Pedagogia daFaculdade de Amambai como requisito para obtenção do título de Pedagoga sob orientação: Professor Mestre Sérgio Périus.

AMAMBAI
2011

TERMO DE APROVAÇÃO

VALÉRIA VERMOLLE LÁZARO SPRICIGO
NAURA JANE LOPES PACHECO

A LITERATURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Monografia aprovada, como requisito final para obtenção do grau de licenciatura em Pedagogia com Habilitação em EducaçãoInfantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, pela Banca Examinadora composta pelos membros:

-------------------------------------------------

Professor MSc. Sérgio Périus
Faculdades de Amambai - FIAMA

----------------------------------------------------------------------------------------------------
Professora MSc. Josilene Moreira da Silveira
Faculdades de Amambai - FIAMA----------------------------------------------------------------------------------------------------
Professora MSc. Maria da Silva Peixoto
Faculdades de Amambai - FIAMA

Amambai, outubro de 2011.

AGRADECIMENTOS

Agradecemos primeiramente a Deus, que nos proporcionou energia e sabedoria suficiente para a realização deste trabalho. Aos nossos familiares pelo apoio e incentivo durante estajornada. Aos professores do curso de Especialização desta instituição, pela transmissão de seus conhecimentos. Em especial ao Professor Mestre Sérgio Périus pela orientação ao longo do desenvolvimento deste trabalho.

EPÍGRAFE

A literatura infantil é, antes de tudo, literatura; ou melhor, é arte: fenômeno de criatividade que representa o mundo, o homem, a vida, através da palavra. Funde ossonhos e a vida prática, o imaginário e o real, os ideais e sua possível/impossível realização.

(Nelly Novaes Coelho)

RESUMO

Este estudo tem como objetivo principal, uma análise sobre a literatura nos anos iniciais do ensino fundamental e sua contribuição na formação do hábito da leitura e de cidadãos autônomos, críticos econscientes. Através de uma pesquisa bibliográfica, não se propõe a trazer respostas prontas, mas sugerir caminhos, provocar discussões e oferecer subsídios para que possa haver aprofundamento nos conhecimentos, ampliação do repertório de leituras e renovação da ação pedagógica em sala de aula. Constata também a importância da literatura infantil brasileira na sua dimensão de fenômeno artísticoliterário e também na sua dimensão educativa, o que envolve a discussão de práticas de leitura e a formação de leitores. Nesse contexto, sabe-se que a literatura infantil que deve ser realizada nos anos iniciais do ensino fundamental deve se propor a oferecer estratégias capazes de conduzir o leitor pelos caminhos da crítica e dessa forma conhecer obras de qualidade estética bem como autoresexpressivos, que suscitarão reflexões capazes de transcender o texto na direção de outros contextos e sugerir atividades práticas de leitura, conseguindo preencher, com competência e experiência, qualquer lacuna que possa haver nos estudos da literatura infantil. Conclui-se assim que cabe ao professor dos primeiros anos o papel mais importante, que é o de despertar o gosto pela leitura, de seduzir oleitor desde os seus contatos iniciais com os livros, até mesmo, antes que ele seja capaz de decifrar o código escrito.

PALAVRAS-CHAVE: Literatura Infantil, Criatividade, Formação de Leitores.

SUMÁRIO

08

10

10
11
12
14
15
16
17

INTRODUÇÃO........................................................................................................................00

CAPÍTULO I – A...
tracking img