Portifolio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1675 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. A CONTABILIDADE BASICA
Embora o homem primitivo não tivesse o domínio da escrita e das operações matemáticas, a contabilidade surgiu da necessidade de avaliar o patrimônio, mesmo que inconscientemente havia a necessidade de saber o quanto o seu rebanho havia aumentado diminuído de um inverno para outro. Deste modo o homem começava a registrar o inventário patrimonial por meio de desenhos,figuras ou imagens que eram utilizadas para identificar o patrimônio que cada um possuía.
Em outro momento da historia, o homem já controlava sua azienda de forma mais organizada e com a preocupação de registrar o seu patrimônio de modo que pudesse acompanhar melhor sua evolução ou regressão.
Com o passar dos tempos, aperfeiçoa-se a forma de registrar os fatos e, aos poucos, os conhecimentoscontábeis expandem-se por todas as partes, despertando o interesse cada vez maior das pessoas que se encantavam com esta forma de escrituração do patrimônio.
A Contabilidade é possivelmente uma das mais antigas ciências conhecida e utilizada pelo homem e surgiu das necessidades práticas, como uma ferramenta para conhecer e controlar o patrimônio.
Segundo Costa (2009, p. 28) “a contabilidade é a ciênciaque estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica”
Assim, a contabilidade tem a finalidade de verificar se uma atividade empresarial está produzindo lucros ou prejuízos em determinado período bem como estes resultados estão sendo acompanhados ou gerados, pois o patrimônio das entidades é objeto da contabilidade que tem comoprincipal objetivo, controlar esse patrimônio fornecendo informações aos usuários.
Para evidenciar a situação patrimonial de uma entidade a escrituração contábil é necessária para acompanhar o seu desempenho, e são os registros dos fatos contábeis que permitirão esta análise. A escrituração contábil segue o método
das partidas dobradas, (para cada débito há um crédito de igual valor) é a formamais prática de fazer estes registros e para isto, as empresas utilizam o LIVRO DIÁRIO onde são registrados os fatos em ordem cronológica, isto é, observam-se o dia, mês e ano que estes acontecem e o LIVRO RAZÃO em que se registram as contas individualmente.
No século XX a Europa e os Estados Unidos começam a criar as primeiras técnicas de gestão e acontabilidade se destinava a produzir informaçõespara diversos níveis gerenciais de uma entidade, visando auxiliar o seu desempenho. A contabilidade coleta classifica e registra os dados operacionais das diversas atividades da entidade, (dados internos), e algumas vezes, coleta e organiza dados externos. Os dados coletados podem ser monetários ou físicos e têm seua relavancia para as tomadas de decisões por parte dos gestores que precisam estarmunidos de conhecimentos e de ferramentas certas para tomar decisões gerenciais mais adequadas, precisa ter acesso a informações confiáveis e precisas, pois as empresas investem cada vez mais em tecnologia e capital humano e o gestor tem a necessidade de se destacar no mundo dos negócios. Se tiver o conhecimento terá ao seu dispor as informações que permitirão agir mais rapidamente e ajudaraumentar os lucros da empresa e diminuir os gastos.
As organizações produzem suas demonstrações contábeis que é de interesse dos gerentes, investidores, sócios, governo e demais grupos interessados em determinada organização e para isto as demonstrações revelam o panorama financeiro da entidade. “O Balanço Patrimonial é uma demonstração contábil estática destinada a evidenciar, qualitativa equantitativamente, a posição patrimonial e financeira da entidade”. (Costa 2009, p. 138).
No lado esquerdo do BP, está às contas do ativo, que compreendem os bens e direitos e os recursos que são controlados pela entidade, o no lado direito do BP, está as contas do passivo e o patrimônio líquido. O passivo representa as obrigações com origens de recursos de terceiros e que exigem ativos para sua...
tracking img