Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (372 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho imaterial e Fetichismo.

O capitulo em questão aborda a respeito doo trabalho imaterial e fetichismo, fazendo a dedução de seus aspectos e suas implicações e para tal se usa da abordagemde Michel Hardt e Antônio Negri e também a de Marx.
Hardt e Negri fazem a definição de trabalho imaterial como sendo o trabalho que não produz bem material como por exemplo uma mesa mas o trabalhoque produz um serviço.É necessário diferenciar o trabalho que se pode separar o produto do trabalho como no caso da mesa do trabalho onde isso não é possível por exemplo no caso de uma consultamedica. Já Marx defini serviço como sendo um valor de uso em uma atividade, e esse valor de uso pode ser tanto material como imaterial.
O trabalho para Hardt e Negri pode ser concreto ou abstrato esseque é abstraído do trabalho concreto e definido como gênero e tem valor pois gasta trabalho humano. Já Marx define trabalho abstrato como um trabalho concreto que foi reduzido a trabalho abstrato eele tem o valor pois nele esta materializado o trabalho humano . É necessário entender a relação social do trabalho para poder entender a sua produtividade e nesse aspecto Hardt e Negri caem em umfetichismo no qual encaram a produtividade em relação ao seu resultado no processo de produção. Na obra de Marx o Capital para um trabalho ser considerado produtivo ele tem que gerar valor de uso para omercado e produzir mais valia.
Com tudo eles concluem que encarar o trabalho abstrato como gênero não tem mais sentido. Com esse pensamento é possível dividir a historia do capitalismo a partir daclassificação do trabalho concreto. Que se da do trabalho primário para o trabalho secundário que é o trabalho na industria para o trabalho terciário que se da na forma de serviços.
A partir da analisede Foucault,Hardt e Negri dividem a sociedade em "sociedade disciplinar " e "sociedade de controle". E recorrendo aos operalistas italianos revivem a analise de Foucault sobre a intelectualidade de...
tracking img