Portifolio individual unopar "desenvolvimento economico"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1026 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS E SOCIAIS APLICADAS
bacharelado em administração

luan lopes da silva

desenvolvimento
econômico local

Jacobina-BA
2012

Luan lopes da silva

Trabalho solicitado pelos professores do curso de Bacharelado em Administração I semestre, como requisito parcial para a obtenção de uma das notas.


desenvolvimento
econômico local

Jacobina-Ba
2012INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo aprofundar o conhecimento e completar a prática em relação às disciplinas estudadas no 1° Semestre, “Teorias de Administração I, Comunicação e Linguagem, Sociologia e Filosofia”. Foi feito uma pesquisa de campo para levantar as medidas ardilosas tomadas para o desenvolvimento econômico local, em seguida, foi estudado o texto sugeridoa fim de diagnosticar opiniões divergentes e também isso relacionado a Filosofia.

PROPOSTA DA ATIVIDADE

A reestruturação capitalista é uma transformação nos processos de democratização, responsabilidades econômicas e sociais, também pode se entender por análise das relações concretas, socialmente construídas e territorialmente localizadas, ou seja, uma transição democráticacom o final das ditaduras. A crise dos Estados nacionais se acarretou pela falta de conhecimento e de estudos locais e municipais, os estados por si só não tinham informações e detalhes de importância para a administração. A gestão de desenvolvimento era praticada de forma ampla, global, sem noção alguma de particularidades regionais ou de estratégias neste espaço.
As práticas dedesenvolvimento local assumem variadas extensões e significados, com a prática de diversas políticas como as de economia solidária, dos arranjos produtivos locais, dos sistemas locais de inovação, do desenvolvimento local integrado e sustentável (DLIS), dentre outras, ora sendo visto como uma nova politica social, ora como um novo padrão econômico. Para o desenvolvimento local, muitas instituições,grupos e indivíduos podem estar envolvidos: Cooperativas, as agências de desenvolvimento, associações comerciais e industriais, entidades empresariais, sindicatos, governos locais como prefeitura e câmara de vereadores.
A Associação Comercial Industrial (ACI-FW) e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) são as maiores entidades que visam o desenvolvimento econômico local. A entidadesempre contou com empresários experientes que não mediram esforços para o desenvolvimento do comércio, indústria e prestação de serviço.

Opinião da Autora | Opinião Divergente 1 |
A autora Claudete diz que a discussão do papel dos municípios na promoção do desenvolvimento aponta para o crescimento desuas responsabilidades em relação às iniciativas voltadas para a melhoria das condições de vida e à busca de soluções dos problemas urbanos e, enfim, da gestão local. | Atuando mais na área de políticas de uso do solo, os Municípios não têm conseguido integrar política urbana e desenvolvimento econômico (sendo que) as definições presentes na Constituição de 1988 necessitam ganhar umadinâmica própria e se materializar em projetos e arranjos institucionais específicos no interior do Executivo (já que) os municípios não tem assumido enquanto um agente de desenvolvimento econômico. (COELHO, 1994, p.24). |
Opinião da Autora | Opinião Divergente 2 |
A autora fala no texto que o desenvolvimento está vinculado ànoção de modelo territorial, cuja compreensão é um dos objetivos da análise territorial e de ordenação do território, visando compreender as formas de ocupação e utilização do espaço. | A desocupação e a utilização do território dependem da configuração do sistema de assentamentos, da utilização do meio físico e dos processos de transformação desse meio (infraestrutura, tipos de ocupação, de...
tracking img