Portifolio de historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2550 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Observe a imagem do mapa de Waldseemüller e leia o texto a seguir.
" Este mapa é de fundamental significação na história da cartografia. Sintetizou a revolução dos vinte anos precedentes na geografia e ampliou a imagem contemporânea do mundo, proporcionando uma visão essencialmente nova do mesmo. [....] Seu histórico é conhecido indubitavelmente a partir do tratado geográfico 'CosmographiaeIntroductio' que acompanhou sua publicação em 1507. [...] Este mapa tem uma importância histórica única. Nele o Novo Mundo recebe o nome de América pela primeira vez. Colombo aparentemente nunca abandonou sua convicção de que as ilhas das Índias Ocidentais que descobriu eram próximas à costa leste da Ásia. Vespúcio, entretanto, descobriu a verdade, ou seja, que era um novo mundo. Waldseemülleraceitou esta visão e propôs - para honrar Vespúcio - conceder seu nome à nova terra."(WHITIFIELD, Peter. "The image of the world: 20 centuries of World Maps". San Francisco: Pomegranate Artbooks & British Library, 1994, p. 48-49.)
Com base no mapa, no texto e nos conhecimentos sobre a epopeia dos descobrimentos na Época Moderna, é correto afirmar:
a) O mapa de Waldseemüller foi elaborado parareforçar a concepção bastante difundida durante a Idade Média de que a Terra era plana, contribuindo assim para afirmar a tese da impossibilidade de atingir o Oriente navegando para o Ocidente.
2. "Mas não é uma conduta extraordinária, e por assim dizer selvagem, ocorrer todo o povo a acusar o Senado em altos
brados, e o Senado o povo, precipitando-se os cidadãos pelas ruas, fechando as lojas eabandonando a cidade? A descrição apavora. Responderei, contudo, que cada Estado deve ter costumes próprios, por meio dos quais os populares possam satisfazer sua ambição [...]. O desejo que sentem os povos de ser livres raramente prejudica a liberdade porque nasce da opressão ou do temor de ser oprimido. [...] Sejamos, portanto, avaros de críticas ao governo romano: atentemos para o fato de que tudo oque de melhor produziu esta república provém de uma boa causa. Se os tribunos devem sua origem à desordem, esta desordem merece encômios, pois o povo, desta forma, assegurou participação no governo. E os tribunos foram os guardiões das liberdades romanas."
(MAQUIAVEL, Nicolau. "Comentários sobre a Primeira Década de Tito Lívio". 3 ed., Brasília: Editora da UNB,
1994, p. 31-32.)
Com base no textoe nos conhecimentos sobre a sociedade renascentista, é correto afirmar que o pensamento de Maquiavel:
d) inspirou-se nas formas clássicas, especialmente romanas, idealizando-as para afirmar que os conflitos entre os poderosos e o povo contribuem para a ampliação das liberdades republicanas e que os modos desses conflitos dependem dos costumes políticos dos povos.
3. Considere a ilustração aseguir.
A partir dos conhecimentos da história do feudalismo europeu, pode-se inferir que, na ilustração,
e) a estrutura da sociedade era marcada pela ausência de mobilidade, sendo caracterizada por uma hierarquia social dominada por uma instituição cristã.
4. "Durante a Antiguidade e a Idade Média, a África permaneceu relativamente isolada do resto do mundo. Em 1415, os portugueses conquistaramCeuta, no norte do continente, dando início à exploração de sua costa ocidental".(José Jobson de A. Arruda e Nelson Piletti, "Toda a História")
Acerca da África, na época da chegada dos portugueses em Ceuta, é correto afirmar que:
a) nesse continente havia a presença de alguns Estados organizados, como o reino do Congo, e a exploração de escravos, mas não existia uma sociedade escravista.
5."Caro, o pão faltava nas mesas dos pobres. Na Inglaterra, após mais de cem anos de estabilidade, seu valor quintuplicou em 1315. Na França, aumentou 25 vezes em 1313 e multiplicou-se por 21 em 1316. A carestia disseminouse
por toda a Europa e perdurou por décadas.
(...)
Faltava comida não por ausência de braços ou de terras.
(...)
Afinal, se os camponeses - esteio do crescimento demográfico...
tracking img