Aulas de c no code blocks

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1191 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aulas de C
Aprendizado continuo. Linguagem antiga e moderna
-------------------------------------------------
Configurando o Code::Blocks no Windows
2 Comentários
Olá!
Quando iniciei esse blog, prometi a mim mesmo ser agnóstico quanto a IDE. A verdade é que continuarei assim. Mas nossos amigos usuários de Windows devem estar com problemas para configurar alguma IDE.No caso, naquele postsugeri o Bllodshed Dev-C++ e a sugestão continua mantida, mas fiquei sabendo que o desenvolvimento da mesma está parado desde 2005. Aproveito para fazer um certo mea culpa e explicar a sugestão: essa sugestão foi feita pois quando aprendi a programar C eu utilizei-me dessa ferramenta. Quem quiser continuar apostando nela, existe um fork em desenvolvimento chamado wxDev-C++que está em desenvolvimentoconstante. 
Porém, existe uma sugestão melhor, com a vantagem de ser multiplataforma, que é a Clode::Blocks. Code::Blocks tem como grande vantagem estar disponível tanto para Windows quanto para Linux e MacOS/X. Em Windows, a grande vantagem é que ele autodetecta compiladores instalados, como o Visual C++ (do Visual Studio) ou o Borland C/C++ Compiler. Além disso, o Code::Blocks para Windowsoferece um instalador com o MinGW (Minimalist GNU For Windows), um pacote que inclui GCC, GNU make e outros utilitários padrão para compilação de programas em software livre, ou seja, um ambiente de desenvolvimento completo (ainda que básico), gratuito e livre.
Para usuários Linux, a maioria das distribuições incluem em seus repositórios o Code::Blocks e os pacotes de desenvolvimento como GGC, make eafins. Já para o Windows, precisaremos fazer a instalação do pacote. A vantagem é que é existem pacotes self-install sem configurações complexas.
Bem, chega de papo! Vamos começar a coisa toda! 
Primeiro de tudo, vá a http:://www.codeblocks.org. Você verá uma página como a abaixo:

OK… Nessa página, clique em Download, e no submenu que irá aparecer, clique em Binaries. Uma página como aabaixo irá aparecer. Dê uma rolada para baixo até aparecer as opções para Windows, como abaixo.

Na hora de escolher qual pacote baixar, escolha o pacote “codeblocks-10.05mingw-setup.exe”, pois ele já inclui o pacote do MinGW. Escolha entre a fonte de download do SourceForge ou do BerliOS. No nosso caso, escolhemos o do BerliOS. Uma página como a abaixo irá aparecer.

Escolha qualquer um dos doislinks e clique em Download. O pacote poderá demorar em torno de 1 hora, dependendo da conexão (em conexões banda-larga deve demorar em torno de 10 minutos). Confirme o download e escolha um local para guardar o download como no caso de qualquer outro programa,

Ao terminar de baixar o pacote, execute o programa normalmente, você verá uma tela como a seguinte:

OK… Clique em Next. A próxima telaé uma confirmação da licença GPL. Clique em em I Agree:

Na janela seguinte, em Select the type of Install, escolha Full: All plugins, all tools, just everything, para não correr o risco de deixar nada de fora e escolha Next:

Por fim, escolha a localização de instalação. Pode usar o padrão se for usar apenas o Code::Blocks, Caso deseje utilizar outras IDEs ou compilar via linha de comando, érecomendável, ao determinar o local de instalação não utilizar nenhum espaço, letra acentuada ou caracter especial.

Aguarde a instalação terminar:

Ao finalizar, abra o Code::Blocks:

Clique no Close da janela Did you know… Agora vamos criar um projetinho de teste para ver se está tudo OK… Para isso, usaremos o nosso famoso “Hello World!”.Na tela abaixo, escolha “Create a New Project”:Uma janela como a seguinte irá aparecer. Nela, mude a opção “Category” para Console:

A janela ficará como a abaixo. Na nova janela escolha entre os ícones o ícone “Console Application” e clique em “Go“:

Ao clicar em “Go“, você dará início a um “Wizard” para a criação do seu projeto. Clique em Next na próxima janela:

Uma vez que você clique em “Next” você cairá em uma janela que irá lhe...
tracking img