Portifolio de alfabetizacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1014 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

Portifólio

Capanema

2011

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

Portifólio

Trabalho apresentado na disciplina Metodologia do Ensino de Alfabetização da UTA Língua Portuguesa, no curso de pedagogia turma 2008/05 turma 2010/05 e da turma 2010/08. Tutora Carla Ferronatto da Faculdade Internacional de Curitiba- Facinter.Capanema

2011

Linguagem é qualquer meio sistemático de comunicar idéias ou sentimentos através de signos convencionais,sonoros,gráficos,gestuais,etc. De modo geral,podemos afirmar que a linguagem é a forma que usamos para comunicar nossas idéias e,justamente por isso,ela pode se manifestar de muitas formas. Afinal,podemos noscomunicar de varias maneiras: por meio da linguagem oral,da linguagem não verbal (aquela que se baseia em imagens e símbolos gráficos,não necessariamente letras),da linguagem escrita e,ainda, por meio da linguagem musical,entre outras.

Vários autores refletiram sobre o funcionamento do pensamento humano no que diz respeito ao desenvolvimento da linguagem nas pessoas. Jean Piaget (1896 – 1980) e orusso Lev Semenovich Vygotsky (1896 – 1934). Piaget desenvolveu seus estudos com ênfase nos processos de construção do conhecimento nas crianças. Para esse autor,o conhecimento é uma continua construção que ocorre por meio do contato da criança com os objetos de estudo,em sua teoria,chamada de Espitemologia Genética,Piaget (1983) afirma que o conhecimento resulta das interações que se produzem entresujeito e objeto,como sendo uma dupla construção que,para progredir,depende da elaboração tanto de um quanto do outro. Para esse cientista,as ações da criança sobre o que quer aprender são muito importantes para que seus conhecimentos prodigam.

“ por não acreditar nem no inatismo das estruturas cognitivas,nem numa simples submissão aos objetos,acentuo especialmente as atividades do sujeito. Oconhecimento,na sua origem,não vem dos objetos nem do sujeito,mas das interações – inicialmente indissociáveis – entre sujeito e esses objetos. ( Piaget,citado por Seber,1997,p.60)”

Percebemos como Piaget destaca a questão da experiência,pois sem ela não há aprendizagem,na visão dele. Cada nova experiência pode gerar muitos conhecimentos,como um grande e continuo ciclo. Para Naspolini (1996),“isso,significa que existe uma relação ativa(ação ) da pessoa que aprende com o mundo e,ao agir sobre os objetos,tanto os objetos quanto os sujeitos se transformam”. Em sua teoria,Piaget (1983) afirma que as pessoas passam por diferentes estágios desde o momento em que nascem ate a idade adulta. O autor ressalta que esses estágios sempre serão sucessivos,ou seja,os indivíduos vivenciam essas quatroetapas em sequencia,somente havendo variação nas idades de começo e fim de cada um dos estágios,considerando-se as estruturas cognitivas de cada pessoa e também a variedade de estímulos disponíveis. São os estágios do desenvolvimento propostos por Jean Piaget,segundo Gonçalves(2007):

1º estagio – sensório motor

2º estagio – pré – paratorio

3º estagio – período das operações concretas4º estagio – período das operações formais

A teoria de Piaget apresenta ainda alguns conceitos muito importantes para a educação e para nosso contexto de alfabetização. São ele: equilibração , adaptação, acomodação, assimilação e desequilíbrio.

Vygotsky defende que o homem se faz homem na interação com seus semelhantes,sendo o seu eu formado a partir das relações que estabelece com asoutras pessoas. Interação é a palavra-chave para esse pensador russo,e isso impulsiona nossa reflexão sobre a importância da interação da criança com os outros que a cercam para o desenvolvimento da sua linguagem. “ as interações da criança com as pessoas de seu ambiente desenvolvem-lhe,pois,a fala interior,o pensamento reflexivo e o comportamento voluntario”.

A teoria de Vygotsky destaca que é...
tracking img